Não à toa chegam helicópteros e jatinhos na pequena cidade de Roanne, todos os dias, com apreciadores que se rendem às tentações deste pequeno grande restô, como dizem os franceses!
Também não é por acaso a escultura bem a frente da entrada do Troisgros, feito de garfos!
A cidade de Roanne ficou famosa por causa desta família e seu restaurante três estrelas, impulsionou a economia da pequena cidade.
A prefeitura homenageou o restaurante colocando uma escultura assinada por Arman que fica em frente ao restaurante, na Place Jean Troisgros (nome do irmão do proprietário). O nome da escultura é "Les Gourmandes".
Essa foto de Troisgros é cortesia do TripAdvisor
Essa foto de Troisgros é cortesia do TripAdvisor
"Que marravilha" poder visitar as origens do simpaticíssimo Claude Troisgros. Está explicado todo o seu carisma e talento. É de família. Não, não tive a sorte de encontrá-lo por lá, mas tive mais do que a felicidade e privilégio de conhecer o pai dele, dono do restaurante, Pierre Troisgros, um dos homens mais apaixonados pela profissão que tive a sorte de encontrar.
Um verdadeiro paraíso para apreciadores da alta gastronomia. Hoje, o restaurante é comandado pelo irmão do Claude, Michel Troisgros.
Essa foto de Troisgros é cortesia do TripAdvisor
A recordação mais marcante que possuo, foi de me sentar no escritório do pai do Claude, Le grand Chef Pierre Troisgros, que ficava na cozinha, a fim de apreciarmos os aperitivos antes de ir para a mesa. Vi uma lágrima escorrendo pelo rosto dele, muito emocionado em observar e falar do movimento de sua cozinha!! Daquelas poucas pessoas que você vê de vez em quando que realmente se entregam de todo o coração!
E tem mais. Descobri porque os franceses colocam pouca comida no prato. Olha só o carrinho que passou depois!!
Essa foto de Troisgros é cortesia do TripAdvisor
Levamos um grupo de amantes da gastronomia para o almoço final, na presença de todos os chefs. Era o dia 7 de setembro, e além de nossa guia ser guia, ela era também uma tremenda cantora de jazz.
Pedi a ela que cantasse o hino do Brasil. Passei a letra para ela e passamos a semana ensaiando.
Então, durante este almoço do dia 7 de setembro ela cantou o Hino! Depois dos aplausos, nosso grupo pediu que ela cantasse o Hino da França! E não é que cantaram junto com ela? Delícia de momento!!!!
Foi uma honra Monsieur!
O restaurante fica a uma hora de Lyon na cidade de Roanne! Vale sim!
Troisgros