Check List *****


Pode parecer bobagem para alguns e essencial para outros. De qualquer forma, transmito aqui o meu check list de viagem com tudo o que é necessário para ter uma experiência positiva nesta parte, um tanto quanto chata, mas fundamental para que tudo corra bem!


DOCUMENTOS


Olhe sempre o seu passaporte, marque na agenda que deve renová-lo 6 meses antes da validade expirar. Já vi muitos casos de pessoas que se esqueceram deste detalhe e simplesmente não embarcaram. O que quero dizer é que seu passaporte deve ter validade até depois de 6 meses que você deixar um destino.
Uma vez no destino, saiba que o passaporte é um item fundamental. O mais importante. Carregue consigo uma cópia autenticada e deixe o original no cofre do hotel por toda a Europa ou junto com seus dólares se estiver nos Estados Unidos (já ouvi relatos que por lá eles abrem o cofre do quarto).

Por favor, não leve seu RG, CPF, talão de cheques...Não é necessário por lá. E se perder ou for roubado, sua dor de cabeça será maior na volta!      

MENOR DE IDADE DESACOMPANHADO OU ACOMPANHADO DE APENAS UM DOS PAIS:
Veja como proceder aqui - Viagem de menores de idade

VACINA

Veja se o destino exige vacinas - mas veja com antecedência, porque uma vacina demora alguns dias para imunizar e o destino irá lhe exigir o documento da vacina com a data. 

SEGURO VIAGEM:

Na Europa é obrigatório um seguro que cubra no mínimo 30 mil euros. Informe-se primeiro com a operadora de seu cartão antes de comprar um seguro. Em geral, se você pagar sua viagem com o cartão de crédito, você terá direito a este seguro.


HORÁRIO DE EMBARQUE/check in/portão de embarque:



Pode parecer exagero, mas quanto menos estresse antes do voo, melhor o voo e melhor sua chegada ao destino. Vejo muita gente chegando estressada ao aeroporto por conta do trânsito em São Paulo e Rio de Janeiro. Além do que, não basta chegar ao aeroporto. Dependendo do horário de seu voo, se for noturno, prepare-se para filas enormes para o check in e outra fila enorme para passar pela Policia Federal. Portanto, o melhor é reservar o dia da viagem para ir para o aeroporto com uma folga de 4 a 5 horas. Vai por mim, saia do horário do rush, chegue mais cedo, pegue menos fila para o embarque e relaxe no duty free ou tomando um vinho já na área de embarque.  



BAGAGEM:

IDENTIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL. Capriche.
Sua mala deve ter rodinhas e o braço para puxá-la. Nem sempre é possível encontrar um carrinho de bagagem, as vezes tem que colocar moedinha para utilizá-lo...melhor prevenir...
Se tiver dúvidas quanto ao peso de sua mala, há balanças nos aeroportos e dá tempo redistribuir, caso exceda o peso, ou comprar uma bagagem de mão ou ainda jogar suas compras na mala do amigo. Alguns hotéis também tem, pergunte!


Leio muito no Facebook e em outras redes, além de ter, muitas vezes, presenciado problemas com a bagagem.

Arrebentada, esfolada, aberta, itens roubados, desaparecida, violada...Perde-se muito do encanto da viagem e a expectativa, muitas vezes boa, vira frustração!


Para minimizar esta questão do estresse pré e pós que são no mínimo, quatro momentos, dois embarques e dois desembarques aconselho estes itens:

IDBAG - Muitas vezes nem é questão de má fé, mas pode acontecer de alguém confundir sua a mala. Voos cansativos e longos podem deixar a pessoa mais distraída depois de todo o processo de desembarque, imigração e longas caminhadas até a esteira para recuperar as bagagens.
E que tal customizar a sua? Faixas e Tags coloridas que não permitem confusão.

Além da identificação, sabemos que mesmo pedindo para colocar a etiqueta de "frágil", sua mala é jogada, arremessada, puxada, lançada em todo o processo e que além de chegar suja, muitas vezes molhada, pode chegar com avarias sem conserto. A IDBAG também faz uma capa exclusiva para proteger sua mala desta tortura toda.



Outra sugestão é o lacre de bagagem que, além de dificultar sua violação com uma simples caneta bic, você ainda saberá, imediatamente, tão logo receba sua mala na esteira, que foi violada e poderá já no aeroporto fazer a sua reclamação. Muitas vezes somente descobrimos já no hotel ou em casa que furtaram algo da mala. Com este lacre, porém, basta que você fotografe o número dele já na mala antes de despachar. #superrecomendo!

MALA DE MÃO

Não coloque perfumes, garrafas de vinho, shampoo...nada que tenha mais de 100ml porque você vai perdê-los quando passar pela revista da polícia. Em qualquer lugar, não há nem choro nem vela. Tesourinhas, canivete. Na ida eu coloco meu travesseirinho, um agasalho, minha necessaire 


PREVISÃO DO TEMPO DO DESTINO

Fundamental para arrumar a sua mala. De qualquer maneira sempre é bom no frio ou calor levar tanto camisetas quanto agasalhos. A previsão pode errar feio. Mas é super importante pesquisar a previsão mesmo assim... 

CELULAR

Converse com a sua operadora, mas de qualquer maneira eu sugiro (para evitar sustos com a sua conta) comprar um chip local no aeroporto do destino, caso sinta necessidade de ter um celular. De outra maneira quase todos os hotéis e vários bares, cafés e restaurantes possuem wi-fi e você pode se conectar a vontade pelo skype e redes sociais.

ADAPTADOR UNIVERSAL

Compre um no Free Shop ou até mesmo dois se tiver celular, câmera fotográfica, I Pad... 

DINHEIRO/CARTÃO DE CRÉDITO


Tenha um porta dólar sempre, ou faça como eu, coloque o dinheiro dentro de uma meia de nylon daquelas 3/4 e amarre na calcinha/cueca. Como estamos com a questão do IOF para cartões de crédito e débito, utilize somente em emergência. De resto, vá com dinheiro vivo. Na Europa nunca soube de cofres de quartos de hotel arrombados, mas nos EUA já ouvi alguns relatos. Nos EUA difícil alguém anunciar um assalto, já na Europa são mestres dos batedores de carteira, portanto a ideia é guardar no cofre do hotel se estiver na Europa e levar com você se estiver nos EUA.   

DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO

Se você comprar no mínimo 175 euros na mesma loja, no mesmo dia terá direito ao reembolso do imposto. Há lojas que já descontam, outras já lhe entregam em cash ou crédito no cartão de crédito. Você também pode reaver no último aeroporto de volta ao Brasil. O importante é passar antes do check in na alfândega, caso eles queiram ver suas compras e somente depois de ter os papéis carimbados, se dirigir ao balcão para despachar as bagagens.
Muita gente acaba deixando para lá por conta do calvário para conseguir a devolução. Preencher a solicitação, que hoje em dia o pessoal da loja acaba fazendo ou então deixa em branco e você fica sabendo que tem que preencher lá no aeroporto. O pessoal da loja pede o número de seu passaporte (raramente pede o passaporte, então anda com a cópia dele, apenas). Daí você vai para a fila da alfândega para apresentar a papelada...Bem, há um cartão que facilita a sua vida nestas horas. Para quem viaja muito, compra muito ou não tem paciência para preencher formulários, basta apresentar o seu cartão Global Blue que já contém todas as suas informações. Chegue mais cedo ao aeroporto, escolha a cia aérea nacional do destino pois o terminal deles no aeroporto é sempre mais organizado e caprichado, logo, as filas parecem ser mais rápidas e prefira retirar em dinheiro já no aeroporto.  


SUA NECESSAIRE

Item fundamental é a sua mini-farmácia. Pense em tudo. Analgésicos, relaxante muscular, antitérmicos, colírio, antiácidos, para o fígado, estômago, garganta, ouvido, dores nas costas, calos, bolhas, pequenos cortes, fio dental, tesourinha (na mala a ser despachada), lixa de unha, cotonetes, algodão, agulha e linha, descongestionantes, escova e pasta de dentes, gilete....Eu não levo shampoo porque pode vazar na mala, uso o do hotel, se achar ruim, compro um pequeno na farmácia mais próxima, mas não carrego comigo. 

A VIAGEM

Você deve saber que uma longa jornada dentro de um avião desidrata. Além disto, o efeito do álcool é maior, em todos os aspectos, inclusive na desidratação. Beba muita água, pois, do dia do embarque. Durante o voo também é necessário se hidratar constantemente. 

Use roupas confortáveis, sem que aperte a cintura, ou meias que apertem a canela. Melhor colocar uma meia de pressão para quem tem problemas de circulação.

Como você vai passar pela revista e detetor de metais, nem perca tempo colocando um cinto, colares, pulseiras, brincos...se apitar, vai ter que tirar...além de ter que tirar o sapatos, celulares, Ipads da bolsa, não complique mais a sua vida. É possível viajar elegante sem os acessórios!



Em um pequena bolsa, tenha um pouco de tudo: Soro fisiológico, analgésico, remédio para enjoo, para dormir (se necessário), hidratante facial, labial e para as mãos. Mini escova com pasta de dentes, meias para manter os pés aquecidos, tapa-olhos se a claridade lhe incomoda, travesseiro de pescoço, lencinho umedecido, álcool gel,  
Masque chicletes quando o avião começar o processo de descida e descongestionante se estiver resfriado para evitar/atenuar a pressão no ouvido.


SUA BOLSA


Óculos de sol e de grau, escova ou pente, passaporte, carteira, necessaire (remédios, hidratantes, fones de ouvido), documentos de viagem (passaporte, bilhete aéreo, voucher do hotel, voucher do traslado, atestado de vacina, - se necessário - cartão de pontos da cia aérea, seguro viagem), cartão de credito internacional, dinheiro local em espécie, porta moedas, carteira de motorista internacional, celular (carregado) e o guia do destino. 




TRANSPORTE AO HOTEL  

Se não contratou, compre em um balcão, jamais de alguém que lhe aborde, seja dentro do espaço do desembarque ou fora. JAMAIS. Mesmo que esteja uniformizado! O melhor é ter uma boa indicação!


HOTEL - SEGURANÇA

Se tiver cofre na recepção melhor, pois eles tem a responsabilidade total. Na Europa há muitos batedores de carteira, espalhe seu dinheiro  nos bolsos de sua calça (parte da frente), meias, cintos, e somente pouca coisa na bolsa. Deixe suas malas no quarto sempre com o cadeado fechado e tudo o que for valioso no cofre, principalmente o seu passaporte.

LOJAS DE CONVENIÊNCIA

Compre garrafinhas de água, barras de chocolate e cereal para ter sempre no apto e evitar o custo estratosférico que cobram.


CARTÕES DE DESCONTO: 



Se é de graça e lhe traz vantagens, é válido. Faça porque os descontos oferecidos são cumulativos a devolução do imposto o que pode significar uma economia de mais de 20% em suas comprinhas. 
Em muitos casos, as lojas deixam no concierge dos hotéis folhetos, mapas da cidade com um cupom de 10% de desconto que é o caso da Printemps e Galeries Lafayette. Praticamente todos os hotéis de Paris possuem os cartões de desconto de grandes lojas. Ainda que você não encontre este cartão de desconto, você pode chegar até uma destas lojas, no balcão de informações e pedir o cartão. Válido para qualquer pessoa.




NA RUA

Não leve muito peso na bolsa ou mochila. Sapato confortável, uma echarpe, um queijinho roubado do café da manhã, uma garrafinha d´água, seus remedinhos, absorventes, band aid se o pé doer ou sair uma bolha...guarda chuva portátil. Pronto você tem tudo.Ahhh e claro, um cartão do hotel onde está hospedado e o mapa da cidade e do metrô do destino! Sempre!






CUIDADOS


 
Ao nos transformarmos em turistas, damos atenção ao prazer da viagem, e fica meio óbvio quem somos e que estamos distraídos e relaxados. 

Neste caso, não deixe sua bolsa na cadeira para se servir no café da manhã, não ande com a mochila nas costas, não coloque todo o seu dinheiro na carteira, não deixe suas malas no carro alugado, mesmo em estacionamento fechado, tranque sua bagagem que fica no quarto do hotel, enfim, #prestenção!!!!