segunda-feira, 22 de junho de 2015

Downton Abbey - Sim, existe e você pode se hospedar nele. No portão, mas pode!



Este post é dedicado a todos que seguem a série que entrou para o Guinness como a mais comentada de todos os tempos! Vamos ficar por dentro? Tudo sobre Downton Abbey!

Abadias, claustros, monastérios, castelos...
Nomes que sempre mexeram com a minha imaginação...



Talvez  por ter estudado em um colégio de freiras e tentando espiar a casa delas, sorrateiramente, me deparei com correntes e uma enorme fechadura! A partir deste episódio, meu interesse foi além de mera curiosidade.


Tornou-se um desafio!
Some-se isto as histórias das princesas e seus castelos encantados da Disney e estará formada a minha obsessão por mistérios, calabouços, lugares proibidos, passagens secretas, túneis subterrâneos, buracos medievais...

Por esta razão busco, incessantemente, matérias, artigos, entrevistas, vídeos sobre o castelo onde é filmado a série de TV Downton Abbey.

 
Além de minha curiosidade sobre o tema, a fotografia da série me encantou, como também os figurinos de época, os diálogos meticulosamente articulados e a história da história que se confunde a do castelo me conquistaram, definitivamente.

O verdadeiro Downton Abbey 

"UNG JE SERVIRAI" (One alone will I serve)  - mote da família Herbert, senhores de Highclere

O castelo é real.  Highclere Castle está a uma hora de Londres, com o seu Conde e a sua Condessa vivendo em seus 300 cômodos. O  autor da  série é amigo do casal e, portanto, a ideia de transformar o castelo em um set de filmagens partiu desta amizade.

George Reginald Oliver Molyneux Herbert e sua esposa Lady Fiona Herbert - Condes de Carnarvon - Senhores de Highclere desde 2001 - O verdadeiro Downton Abbey

Um condado de 6.000 acres herdado pelo oitavo Conde (foto acima) juntamente a uma enorme conta mensal, não somente para manter a propriedade, como para restaurar muitos cômodos, deteriorados pelo tempo principalmente o telhado. O Conde chegou a conceder entrevistas com fotos péssimas do castelo, com várias infiltrações, declarando que a propriedade necessitava de mais de 18 milhões de dólares para reparos básicos.

A família Carnarvon tem vivido em Highclere desde 1679. O castelo de hoje foi construído utilizando as mesmas fundações de um antigo palácio medieval que, por 800 anos, pertenceu aos bispos de Winchester. O atual projeto é de 1842, assinado pelo arquiteto, Sir Charles Barry, que também assina a construção do Parlamento Inglês, em Westminster.
 Highclere foi o lar de 8 Condes sendo o quinto deles o mais famoso da história, por ter descoberto a tumba de Tutancâmon, em 1922, junto a seu amigo e arqueólogo, Howard Carter. O Conde morreu, semanas depois, de septicemia (dizem que foi a maldição do faraó).

Hoje, o atual Conde expõe algumas peças conquistadas pelo seu bisavô durante as escavações. Algumas são réplicas, pois as originais foram para o Museu de arte de NY.


 Highclere ou Downton Abbey é visto hoje por mais de 9 milhões de telespectadores, na Grã-Bretanha, e exibido em mais de 120 países, através da série escrita por Julian Fellowes.

 A propriedade tem sido administrada pela segunda esposa do Conde, Lady Fiona Carnarvon.

A Condessa gasta, em média, 1.5 milhões US anuais para manter a propriedade que nem sequer ficaria para ela ou seu filho, já que a tradição confere sempre ao primogênito o direito de herdar o título. Como o atual Conde já havia se casado anteriormente e tido um filho, a propriedade e o título serão herdados por ele. Neste caso, um dia, Lady Fiona e seu filho terão que abandonar o castelo.

Mas enfim, um pouco mais de 250 mil reais é a conta mensal de Highclere. Para levantar este valor, a Condessa negocia a propriedade para festas de casamento e outros eventos, sendo que o aluguel para tais fins não sai por menos de 90 mil reais. São realizados por volta de 20 casamentos por ano. Este tipo de negócio cobre a metade dos gastos anuais.

As filmagens da série Downton Abbey (o valor da diária é especulado em torno de 20.000 reais),  ocorrem de fevereiro a junho e, depois disto, o castelo é aberto a visitas guiadas durante o verão com ingressos no valor de 70 reais. Estima-se que mais de 1500 pessoas apareçam na porta do castelo, diariamente, durante a temporada. Nem todas, porém, pagam para a visita ao seu interior. Há também uma Casa de Chá e uma lojinha para os turistas.

Além disto tudo, produzem e vendem ração para cavalos e a Condessa ministra palestras e escreve livros biográficos de suas antecessoras (aproveitando-se da audiência da série).


Em estilo neogótico, o salão principal tem 15 metros de altura adornado por brasões e arcos esculpidos em pedra.

Para quem segue a série, este é o verdadeiro Mr. Carson, o super Mordomo! O nome dele é Mr. Colins Edwards!!

Já li algumas matérias em que jornalistas indagam sobre quanto valeria a propriedade, mas creio ser uma tarefa impossível. De qualquer forma, dizem por aí, que o valor seria algo em torno de 850 milhões de reais.

Somente uma das obras do castelo, uma tela de Van Dick, apreciada na sala de jantar, vale cerca de 600 milhões de libras esterlinas. Encontraram-na outro dia, enroladinha, servindo para manter a porta do celeiro aberta (!!!). A Rainha Elizabeth II possui um tela idêntica em seus domínios.

     Quadro do rei Charles I - obra de Van Dick

Nesta cena da série Downton Abbey é possível ter uma ideia do tamanho da tela de Van Dick! 

 A Biblioteca possui cerca de 6 mil livros sendo, alguns, do século 16! Ali também pode ser vista uma escrivaninha que pertenceu a Napoleão Bonaparte... Ainda há vários cômodos repletos de caixas com papéis e objetos de valor  a serem resgatados.


Alguns fatos que descobri durante as minhas pesquisas são interessantes:

O atual Conde é afilhado da Rainha da Inglaterra, que costumava frequentar Highclere. O motivo? O pai dele era o seu melhor amigo. Mais conhecido como Lord Porchester (sétimo Conde de Carnarvon), administrava os cavalos de corrida da rainha. A soberana o considerava tanto que, quebrou o protocolo de não comparecer a funerais, esteve presente às últimas homenagens ao Lord, morto em 2001.

O cargo de Porchester, hoje, é ocupado por seu genro (cunhado do atual conde de Highclere)...Vou parar por aqui porque a história vai longe, tão longe, que daria para escrever uma nova série - "A verdadeira história de Downton Abbey";  e acabaríamos por discutir teses conspiratórias... E o post é sobre o castelo e não sobre fofocas reais!!

A escada principal (uma das 3 existentes) é toda esculpida em carvalho, datada de 1861

A fim de satisfazer um pouco mais a minha curiosidade e obter algumas imagens (já que é proibido fotografar no interior do castelo), entrei em contato com a assessora pessoal da Condessa e fiz algumas perguntas. Transcrevo as respostas abaixo, mas já adianto que não encontrei calabouços e nem passagens secretas. A assessoria da Condessa não teve permissão em me ceder imagens dos cômodos que necessitam de reparos, assim como dos banheiros, torres e depósitos de antiguidades.

1 - Sendocy: "Quantos cômodos no total existem no castelo?" (Vários jornalistas fizeram a mesma pergunta. A verdade é que ninguém sabe, mas quis perguntar também a fim de fazer uma "pressãozinha". Quem sabe alguém se anima em começa a contar...)

Hall de entrada 

HighclereNo térreo temos a entrada, a Biblioteca norte, Biblioteca, sala de música, sala de fumo, sala da manhã, sala de desenho, o salão principal, a sala de jantar, o estúdio privado de Lady Carnarvon, vários toaletes e outras salas, que são hoje usadas como depósito e ainda, outras reservadas para reuniões. No primeiro e segundo andar, dispomos de 12 dormitórios com seus quartos de vestir e seus banheiros. Outros cômodos estão sendo usados como escritório...Difícil lhe dizer quantos cômodos exatamente, pois ainda há os das torres e muitos outros fechados. Torna-se difícil contar. A parte principal do castelo tem 3 andares, mas além disto, como as torres estão em diferentes planos, talvez tenhamos mais 3 ou 4 andares, mas não tenho certeza disto.




             2 - Sendo...: "Quanto custa para restaurar um cômodo? Vocês tem móveis suficientes para decorar todos os cômodos? Algum dia foram todos totalmente decorados e ocupados?"
                               

HighclereO custo depende do que precisa ser feito. A família tem uma grande coleção de móveis e antiguidades, maravilhosas, para decorar os cômodos e estamos sempre em busca de mais itens para trazer ao castelo. Há alguns cômodos onde Lady Carnarvon está trabalhando na reforma e a família está em constante busca de projetos de restauração. Há muitos cômodos privados, tanto na parte principal do castelo, quanto nas torres que não são usados.

                                                             

3 - Sendo...: O que são e o que significam aqueles animais em frente a entrada principal?
                                                             Crédito imagem: +Daily Mail

HighclereSão os Wyverns: bestas heráldicas da família Carnarvon. Trata-se de uma animal legendário, alado, com cabeça de dragão.  Possuem o corpo de réptil com duas pernas e uma cauda. Estão esculpidos nos tetos do castelo, no brasão da família e em vários espaços como parte decorativa.
4 - Sendo...:No tour feito no interior do castelo é possível ver algum vestígio da época medieval?

   HighclereNossos tours mostram como o castelo é hoje em dia, onde existem vários aspectos de mais de 200 anos, mas não há nenhum vestígio da época medieval. O mais antigo que se poderá observar, são traços da era Georgiana, de 1740.

5 - Sendo...:Além do tour do castelo e da exibição sobre o Egito, o que mais você recomendaria de interessante para se ver ou saber sobre a propriedade?
                                                                   hgtv.com
HighclereDepende de que parte da história as pessoas tenham mais interesse: Se gostarem de jardinagem, por exemplo, creio que irão se interessar em saber que foi o famoso paisagista Capability Brown* quem criou o parklands. Temos também uma conexão história com Geoffery De Havilland**, e seu primeiro voo que decolou de Beacon Hill e veio cair bem aqui!! Porém, creio que o mais interessante seja observar como os modernos Condes de hoje, vivem em um castelo histórico.

Há pouco tempo, a equipe de Highclere colocou um lodge à disposição para quem quiser se hospedar em terras da propriedade. Trata-se de dois cômodos anexados a um antigo portão de entrada. Por módicos 350 libras você pode dizer que se hospedou na propriedade, apesar de que não será dentro do castelo. Lodon Lodge é o nome para quem quiser reservar!








Para quem quiser saber mais sobre o passado do castelo e suas condessas, existem os livros escritos por Lady Fiona:


- Primeiramente ela lançou o livro sobre a Lady Almina, a quinta Condessa (bisavó do atual Conde). Ela era filha ilegítima do Barão de Rothschild, que buscava um nome nobre a sua filha. Encontrou no Conde Carnarvon o aliado perfeito, pois o mesmo necessitava salvar Highclere e estava quebrado. Para quem assiste a série, Lady Almina,  de fato, transformou o castelo em hospital durante a I Guerra e cuidou pessoalmente dos soldados feridos. No castelo foram encontradas inúmeras cartas de mães de soldados agradecendo pelo cuidado que ela teve com seus filhos. Lady Almina era esposa do Conde que descobriu a tumba do faraó.


- O segundo livro, lançado em setembro deste ano é sobre Lady Catherine, a sexta Condessa (avó do atual conde). Assim como na série, ela era uma americana que veio assumir Highclere e seus 90 empregados, mas acabou se divorciando do conde "mulherengo".

Os livros são interessantes porque as pesquisas foram feitas a partir de arquivos do castelo, cartas, diários e livros de visitantes, assim como em conversa com pessoas que participaram de eventos daquela época, como empregados do castelo, amigos e parentes ainda vivos. Além da história, a atual condessa também descreve o "modus operandi" do protocolo formal dos serviços do castelo e como cada uma das Condessas comandava seu pequeno exército de funcionários!

Ambos podem ser encontrados na Amazon ou na lojinha do castelo:

boutique em Highclere Castle


 Trarei mais fatos e fotos assim que possível, se eu não encontrar um outro calabouço por ai!

A maioria das fotos foram cedidas pelo Highclere Castle e as que não foram cedidas por eles, estão com os devidos créditos. Agradecimentos especiais pela gentileza da equipe de Lady Fiona.

Lancelot Brown (1716-1783), mais conhecido por Capability Brown, foi um paisagista e arquiteto britânico, considerado como o pai da jardinagem paisagista inglesa. Desenhava paisagens para os aristocratas do seu tempo.

** Geoffrey de Havilland (1882-1965)foi um engenheiro e pioneiro da aviação britânico. É primo das famosas atrizes ganhadoras do Oscar, Olivia de Havilland e Joan Fontaine.

Se você pretende fazer uma visita ao castelo, em sua próxima viagem a Londres, deve comprar o ingresso antecipadamente pelo site deles. Não se chega em um castelo sem marcar hora. Principalmente em se tratando de um castelo inglês!! Já não há mais ingressos para 2015!!




Have a great trip!

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!