Paris Legal

Por Ronny Hein
Diretor de Redação da Forbes Brasil
   
Todo guia de turismo é parcial. Por mais informações que mostre, por mais dicas que apresente ou ângulos que enfoque, não existe livro de turismo capaz de mostrar um lugar por inteiro. Ainda mais se esse lugar for Paris, que já se sabe, não é apenas a mais fantástica das cidades: é sobretudo, um lugar de mil faces e mil almas, uma para cada um que tem a ventura de a conhecer.

Paris Legal é o guia de Cynthia Camargo. O que precisa ser considerado, uma vez que Cynthia conhece como poucos as entranhas da mais bela cidade do mundo. Melhor: Cynthia desvenda Paris com olhos brasileiríssimos, experiente que é na arte de receber turistas pátrios, ouvindo e atendendo as suas aspirações em relação à Cidade Luz.

Essa cumplicidade com o tema e o espírito naturalmente informal e descontraído da autora fazem de Paris Legal, um guia deliciosamente fácil e raramente útil. Cada hotel, cada restaurante e cada atração de Paris são aqui apresentados sob a ótica brasileira - o que significa menos informação acadêmica e muito mais utilidade prática.

O leitor vai encontrar as melhores dicas de compras. Vai ser apresentado a moradores que adoram receber brasileiros e que, muitas vezes, falam o nosso idioma. Vai aprender a driblar, com a mesma ginga que se espera da Seleção Brasileira, o esnobismo e a tão falada antipatia dos franceses (e que, na verdade, até dão um sabor especial à cidade).

Ao longo do livro, enfim, a autora vai mostrar porque Paris, que já é legal por natureza, pode ser ainda muito mais legal para quem trilhar os atalhos que conduzem à alma da cidade. E esses atalhos Cynthia conhece como a palma de sua mão.

Cartinha de uma fã!

 Ronny Hein & Cynthia Camargo