sexta-feira, 7 de março de 2014

Deslumbrante Arraial do Cabo!


O Brasil possui um litoral fantástico e praias lindas não nos faltam. 

Parece que o país foi presenteado neste tema!


Um destes lugares, de tirar o fôlego, está no estado do Rio de Janeiro, em Cabo Frio, ao lado de Búzios

A diferença deste paraíso é  não ser tão badalado quanto a sua vizinha, por conta da dificuldade de se chegar até as praias, o que torna a visão e a sensação ainda mais intensificada.

Arraial do Cabo, eleito por muitos, como uma das mais belas regiões do litoral brasileiro.

A começar pela cor caribenha do mar que cerca a região. Verde e azul se misturam a transparência das águas mais que cristalinas.

Variações da cor do mar de Arraial do Cabo!

Um dos motivos é pelo fenômeno da ressurgência. Cabo Frio tem este nome por causa de sua água fria. 

Isto se deve a sua localização geográfica privilegiada, com correntes marítimas que são levadas pelo vento. 

As águas quentes que vem do nordeste em direção ao sul, acabam sendo afastadas, dando espaço para a corrente do norte com as águas frias das Malvinas.

Estas correntes são ricas em nutrientes e o constante vai e vem dos ventos cria a riqueza da biodiversidade da região.

A dica de hospedagem é buscar um hotel ou casa no Pontal do Atalaia. 




Uma deliciosa brisa do mar e a sensação de poder abraçar o mundo, de todos os  ângulos, com a surpreendente vista que se tem lá do alto.


Arraial do Cabo já era habitada quando Américo Vespúcio aportou na praia dos Anjos, de onde partem as embarcações, levando os turistas para passeios inacreditáveis que superam a mais alta das expectativas. A praia dos Anjos, porém é a única imprópria para banho, apesar de seu apelo histórico como marco da região.

A praia Brava e a praia Grande apresentam a água do mar bem fria que pode chegar a 8 graus, além de ser as mais procuradas por surfistas.

As que eu sugiro são: Prainhas do Pontal, a do Forno e da Farol. Verdade, o acesso é bem difícil! Eu sou medrosa, desço o barranco de bumbum mesmo, mas vale a pena, e muito!! Seu mar caribenho, azul-esverdeado, e sua areia branca valem qualquer sacrifício.

http://guiadoturismo.blogspot.com.br/2012/10/excursao-para-arraial-do-cabo-rj.html
A Praia do Farol é considerada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma das mais perfeitas do país. Nesta classificação são considerados a paisagem, a cor da areia e a transparência da água. 

O acesso é feito por barco e apenas com os que possuem autorização. O passeio até lá dura, em média, 40 minutos e durante o percurso é possível passar pela magnífica Gruta Azul e os impressionantes paredões rochosos e a fenda de Nossa Senhora da Assunção.
Casa alugada no Pontal do Atalaia e sua vista deslumbrante e a fenda de Nossa Senhora !
Gruta Azul e o caminho que leva até ela!

Uma questão é obrigatória: sair de barco. Turísticos ou até mesmo com os pescadores locais, mas sim, é necessário e, se possível, mais de uma vez. A prática de snorkeling em águas tão transparentes vale a pena, além das visitas e paisagens durante todo o passeio.



Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!