quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O sol da meia-noite e a Palace Bridge na Rússia


São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do Rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico

A cidade era conhecida como Leningrado, entre 1924 e 1991. Devido a sua localização, aproximadamente 60° latitude norte, a duração dos dias varia de acordo com as estações. 

O período entre maio e junho, em que o por do sol dura a noite inteira, é conhecido como o sol da meia noite ou noites brancas, o que lhe confere a alcunha de cidade boreal.



São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo.  A influência dos ciclones do Mar Báltico resultam em verões curtos, quentes e úmidos e invernos longos, frios e chuvosos.
O mínimo registrado foi de -36°C, em 1883. A temperatura média anual é de 5.8°C. O rio Neva, um dos principais símbolos da cidade, congela em novembro e o desgelo, normalmente, ocorre em abril.

Por esta razão, uma das sensações do verão de São Petersburgo é sair de barco pelo rio Neva, depois da meia-noite, para ver o céu azul lusco-fusco e assistir a ponte levadiça, que liga a cidade, se abrindo. Quem estiver hospedado fora da cidade tem hora para voltar ao seu hotel!

Palace Bridge é, provavelmente, a ponte mais bonita e popular da cidade. Dizem que se um turista não presenciar o momento em que ela se levanta, sua visita à Saint Petersbourg terá sido em vão.

Aberta em 1916, sua equipe é formada por onze profissionais que orquestram o show de todas as noites.

Por mais que se tenha visto em filmes ou fotos, ver aquela bloco de asfalto sólido, com postes de luz e guarda corpos, se abrindo e ficando em perspectiva perpendicular é, de fato, espantoso!


                        Essa foto de Palace Bridge é cortesia do TripAdvisor

Palace Bridge Photos - Atração Images

Para que isto ocorra uma sala de máquinas e uma estrutura metálica por debaixo de toda a extensão da ponte trabalham a todo vapor para o momento do espetáculo.

Pois bem, compramos champagne russa e chocolates fresquinhos para a grande travessia!
Lindo? Sim, inesquecível!!

As fotos falam melhor do que eu!!










Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!

Cynthia Camargo é publicitária, agente de viagens, agente internacional e jornalista. Coordena viagens de arte, gastronômicas, de luxo e de incentivo pelo o mundo! Especializada no destino França, é autora do guia Paris Legal, editado pela Best Seller. Trabalha com o turismo de conteúdo há 20 anos e recebeu o prêmio Mulher Influente. Autora do blog de viagens SendoCy, conta suas experiências pelo mundo com dicas e muito humor! Acesse, leia e participe, se inscreva e conte suas histórias! Afinal, todo mundo tem uma história de viagem para contar! Google +