quarta-feira, 2 de julho de 2014

São Francisco - Lar da Apple, Facebook, Google... 9 bons motivos para ir!



"I left my heart, in San Francisco..."

São Francisco parece uma cidade tirada dos livros de contos imaginários... Além de muito utilizada como cenários dos mais variados tipos de filmes...

Não são muitos brasileiros que visitam a cidade. Pouco mais de 100 mil ao ano, o que é uma pena, comparado aos 895 mil que visitaram NY, em 2013

Será um receio por conta dos terremotos?

Se a questão for esta, relaxe, o Vale do Silício ao sul de São Francisco, é a casa de nada menos do que a AppleGoogleFacebook, Pixar...


San Francisco Travel Association/Scott Chemis
Sou capaz de entender o encanto e fascínio de Nova Iorque e a magia Disney, claro! Mas vamos combinar, que até mesmo para que se tenha preferências, é preciso conhecer algo além disto.

Convido, sugiro e incentivo que parta para o outro lado do país e aqui ilustro alguns motivos. Não citei 10 razões para não ficar muito cansativo. Pensei em 9, apenas!   


Vamos começar então pela ponte mais famosa do mundo?

1 -  Golden Gate Bridge 




Sua construção iniciada em 1933 e concluída em 1937, faz dela uma ponte pênsil com 2.737 metros de comprimento, 1.966 metros suspensos e 227 metros acima do nível do mar, ligando São Francisco a simpática cidade de Sausalito.

Como a cidade é uma península, a necessidade de pontos para se ligar a outros planos de terra sempre foi necessária.


A Golden Gate é famosa por sua engenhosidade, pela beleza e também pelo número de suicídios. Existem, até mesmo, placas para os suicidas desaconselhando a prática e um telefone à disposição para que chamem ajuda. Sabe-se que o salto dura em média 4 segundos e é quase sempre fatal.



Além de tudo isto, sua arquitetura, cor e paisagem, tornam uma das pontes mais românticas para travessia e é considerada uma das sete maravilhas modernas pela sociedade americana dos engenheiros civis (em primeiro lugar está o Eurotúnel que liga a França e a Grã Bretanha). A ponte já foi interditada 6 vezes desde a sua construção, por conta dos ventos, sendo a última vez, em 2005!

Ok, então você atravessou a ponte. E o que mais de charmoso, pitoresco, legal, fantástico e divertido?

2 - Cable Car, of course! 


Ícone da cidade, começou a rodar em 1873 e das 23 linhas, hoje restam somente 3 para contar a história. O bondinho de São Francisco é o último no mundo a ser operado manualmente pelos chamados gripmen.

San Francisco Travel Association/Scott Chemis


Os cable cars não roda a cidade toda, mas vale a pena dar uma volta e é sem dúvida uma das formas de se fazer um charmoso tour pela cidade isn´t it? Não é a toa que 7 milhões de passageiros por ano são turistas!!!  
Source: Flickr user Alfonso Jiménez














Você já assistiu ao filme de Hitchcok chamado "Um corpo que cai"?

3 - Lombard Street



Aqui foi rodado partes do filme. Você está em uma das ruas mais famosas do mundo, a Lombard Street. Por que? Bem, talvez porque em uma parte dela de 400 metros, ela possua exatamente 8 curvas fechadíssimas. A ideia foi de um proprietário local que quis retirar os degraus e transformar em rampa. Deu nisto!


www.pachd.com



Além de contemplar a habilidade e paciência dos motoristas, ainda é possível apreciar uma das mais lindas vistas para a ilha de Alcatraz e se tiver sorte, ainda apreciar a rua totalmente florida, repleta de hortênsias, o que lhe confere ainda mais charme em suas curvas!

A Lombard Street é mais um cartão postal famoso no mundo todo, além do Cable Car e da Golden Gate Bridge.

É dali que você pensa em visitar o seguinte motivo:

4 - Ilha de Alcatraz



Em Alcatraz funcionou a mais segura prisão do mundo, de 1934 até 1963. É também famosa por ter mantido o lendário Al Capone

Está a 2 km da terra firme em águas gélidas e com fortes correntes marítimas, por isto era praticamente impossível uma fuga. 


Hoje, é ponto turístico, atraindo 1 milhão de visitantes por ano e foi até tema de uma série transmitida pela Warner Chanel com o mesmo nome.

Se esta visita lhe abriu o apetite ou tirou, a próxima parada é para comer ou beber para esquecer!


5 - Pier 39

O Pier 39 é um Shopping center a céu aberto com centenas de lojas, restaurantes de todos os tipos, uma das mais lindas vistas da Golden Gate e Alcatraz, lá bem longe! 



Ah! E a atração principal: Leões Marinhos que decidiram por livre e espontânea vontade, viver por ali. Até 2009, a população era de 1.700 deles. São fofinhos, mas mordem!

6 - Fisherman´s Warf



A dois quarteirões do Pier 39, você tem acesso a outro ponto de diversão com vistas magníficas, o ponto de partida do bondinho, restaurantes, bares e o famosíssimo Buena Vista Café com o seu indispensável Irish Coffee





Buena Vista foi aberto em 1906 e é creditado a ele, a introdução desta bebida nos Estados Unidos. Por que ele é tão famoso? Bem, você terá que ir até lá, entrar, sentar, pedir o Irish Coffee. Daí você entenderá! 


7 - Painted Ladies - Casas Vitorianas



Painted Ladies é um termo usado na arquitetura americana para descrever casas em estilo vitoriano, compostas de mais de 3 cores. O termo começou a ser usado em São Francisco, mas hoje em dia serve par descrever casas deste estilo em todo  o país.


Foram construídas cerca de 48 mil casas vitorianas na cidade, mas boa parte foi destruída no grande terremoto de 1906 e durante as Grandes Guerras, cerca de 16 mil foram demolidas e outras tantas pintadas de cinza.
San Francisco Travel Association/Scott Chemis

As mais famosas ficam na Alamo Square, construídas entre 1892 e 1896, já fizeram parte de mais de 70 filmes, além de programas e comerciais de TV.

Mas você deve estar se perguntando, e as compras?

8 -  Chinatown



A mais antiga e a maior comunidade chinesa fora da Ásia, o bairro teve início em 1848 e hoje, contempla 24 quarteirões da cidade, o que lhe confere um verdadeiro microcosmo, atraindo mais turistas do que a Golden Gate Bridge!




Outro cartão postal da cidade, para comprar seda e toda sorte de produtos que vão muito além de sua vã imaginação...! Ali compra-se de tudo e come-se de tudo também. 

9 - Pacific Coast



E finalmente, sabe como se chega ou se parte de São Francisco via terra? Por uma das mais fantásticas estradas do mundo, também cartão postal, ícone etc...A  Highway -1 ou Pacific Coast que liga São Francisco a Los Angeles. São 730 km de puro charme, sendo o ponto alto, o trecho Big Sur com curvas alucinantemente maravilhosas passando por cenários encantadores como a cidade de Carmel que teve Clint Eastwood como prefeito. Parada mais do que obrigatória!

Have a nice trip!
Eu teria mais alguns outros bons motivos, mas creio, fortemente, que estes são mais do que suficientes para descobrir outros mundos!  #ficaadica!!!!! 

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!