quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Marrocos e o sonho de Catarina!


Olá Cynthia, tudo bem?

Eu fui aluna do Professor João no IED e fui para Paris com ele em outubro de 2009. Acho que estivemos em contato naquela época.

Eu gostaria de saber se é possível fazer a viagem com a minha filha. A Catarina tem 9 anos, é extremamente madura e bem educada, fala 2 línguas fluentemente (português e francês) e tem o sonho de ir ao Marrocos, por isso pensei em levá-la comigo.



Meu único receio é que ela é cardíaca, usa um marca-passo e por isso temos alguns cuidados: não podemos passá-la em detetores de metais e ela não come certos alimentos.


Se você puder me dar mais detalhes e ver se é possível que ela vá eu lhe agradeço.”


- ??

Em meus 18 anos acompanhando grupos, nunca havia tido uma criança incluída. Experiência de riscos calculados? Zero. Será que aguenta a caminhada? Será que aguenta ouvir histórias de séculos atrás, sobre arte, moda? Será que ficará bem em meio a tantos adultos? Cardíaca? Marca-passo? Restrição alimentar?

- ??

Permaneci assim por alguns segundos...
Mas ainda bem que foram alguns segundos e logo meu pensamento se transformou:
- !!!!!!!!!!!!!!

Realizar um sonho de uma criança? Why not! Que chance!! Que sorte eu tenho!!
-  Simmmmmmmmmm, Danielle!! É claro que a Catarina pode vir conosco!!

Só tinha o detalhe de avisar ao professor, verdadeiro mentor de nossos grupos e avisar a operadora, verdadeira responsável pelo grupo. Nisso tudo, eu sou somente um elo que liga um lado ao outro, que negocia entre as partes, que agencia o professor e que trabalha lado a lado em parceria a com a operadora e ombro a ombro com os guias locais, motoristas, concierges, garçons, seguradoras, maleteiros. Ao embarcar, me torno mãe de todos. Sou uma faz tudo, mas que não manda em nada! Eu tinha que conversar com os meus parceiros.

Fomos derrubando todos os obstáculos, me senti uma bola de boliche, indo em frente e fazendo o possível para que os hotéis, restaurantes, cia aérea entendessem do que se tratava e abrindo as portas ao sonho de Catarina.

Tive certeza do que eu estava fazendo, quando a mãe dela enviou a seguinte carta para nós:

“...A Catarina já surfou com golfinhos em Cuba, já nadou com pinguins na Patagônia, já velejou em mar aberto na Grécia. Quando decidi ter a minha filha, sim soube de seu problema intra útero, decidi uma coisa muito maior: que nada seria um problema para ela. Que ela não viveria em uma bolha e que não se sentiria diferente de qualquer menina de sua idade. Acabou acontecendo o contrário, tenho uma filha tão aventureira e corajosa que eu até me assusto...”

 
E assim, Catarina, de 9 anos, embarcou conosco rumo ao desconhecido! 

Perdemos a conexão em Casablanca, rodamos por 3 horas pelo aeroporto sem água e sem comida até entrarmos numa Van para mais 3 horas de estrada até Marraquexe e mais uma caminhada até o Riad, dentro da Medina

Saímos quase todas as noites, dormíamos tarde,  acordávamos de madrugada. Rodamos mais de 1.000 km pelas estradas do país.

Naturalmente, muitos ficaram cansados,  tiveram dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta, indigestão....Mas, Catarina? Ela, não!

Obrigada por poder participar do seu sonho Catarina! Foi uma honra!

E depois de conhecê-la e do exemplo que você nos deu, eu lhe dei um apelido:

Catarina, a grande!


beijos querida!!  

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!