quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Santiago do Chile de Pablo Neruda!


Confesso que vivi! Pablo Neruda


Santiago atende a todas as expectativas que você possa ter de uma cidade civilizada, bonita, limpa, organizada e refinada!



Inesquecível sensação ao contemplar a Cordilheira dos Andes

Por mais que te contem, por mais que você leia a respeito, só tem validade mesmo quando acontece com você!

Para mim foi assim! A agradável experiência na América do Sul. Serviços, atendimento, cortesia, restaurantes, passeios, enfim, tudo completamente além do esperado e a sensação, a cada vez que me recordo, de plena satisfação.


De tirar o fôlego - Cordilheira dos Andes

A começar pelo próprio caminho até lá! Atravessar a Cordilheira dos Andes já é um emocionante passeio (desde de que em avião, claro). A paisagem não é a de costume, mas não menos encantadora. Observar os picos brancos é uma grande introdução do que está por vir. Neste caso, o melhor é um voo diurno!




Santiago, capital do Chile, é uma cidade de  8 milhões de habitantes. Sim, grande, mas muito organizada, estranhamente limpa e deliciosamente agradável.



Até mismo los perros de la calle são bem cuidados e desfilam com roupinhas para protegê-los do frio. Com  clima temperado, o inverno é de verdade.


Considerada a terceira cidade melhor cidade, em termos de qualidade de vida, da América do Sul, depois de Buenos Aires e Montevidéu, o lugar que ocupa nesta classificação pode ser sentida pelos turistas.

Cachorros de rua possuem roupinhas para o frio!


Santiago tem excelentes restaurantes, ótimos hotéis sendo desnecessário buscar um 5 estrelas. Andamos de metrô, que funciona muito bem, e fizemos muitos passeios a pé.

                                               Minha modelo para fotos 

Para visitar os seus picos, onde se encontram mirantes para a Cordilheira, há os teleféricos. Fomos ao parque principal, Cerro San Cristóbal, para esta apreciação magnífica.

Si, hacia muy frio e tive que socorrer meus pés entrando na primeira loja que pude a fim de obter botas mais resistentes do que as minhas.



Andar por Santiago é um experiência gostosa, desde que seus pés estejam quentinhos. A cidade é basicamente, em sua maior parte, plana.


Santiago do Chile

Eu queria muito ver o artesanato local. Nos deram um endereço que considerei pra lá de esquisito:

Hermoso, uma espécie de réplica de um pueblito chileno. O chão de terra batida e as casinhas de estuque.

Existem quase 150 lojas vendendo todo e qualquer tipo de artesanato chileno. Tem direito a igrejinha, cafés e até viveiro de pássaros. Um charme conhecido como Centro Artesanal los Dominicos.

O que achei estranho foi a quantidade de gatos. Nas lojas abertas, além do artesanato, também expunham sua pequena coleção de bichanos.

Perambulando pelas mini (mini mesmo) ruelas deste pueblito, passei por, pelo menos, uma dúzia de lojas fechadas, cheias de gatos! Nas vitrines, portas, em cima das prateleiras... Sim, gato de verdade! Que raro! Por mim, sem problema algum, adoro gatos e gostei de ver que são muito bem cuidados!  









Una visita, que yo considero imperdíble, és a la casa de Pablo Neruda, uma delícia de visita guiada e muito bem explicada. Dura, mais ou menos, uns 45 minutos. Na saída, há uma lojinha para comprar toda a sorte de produtos com grandes frases do autor.

A casa, apelidada de La Chascona, na verdade, é o apelido da amante de Pablo Neruda para quem ele construiu a casa e depois de sua separação foi viver com ela. O apelido se deve a vasta cabeleira que ela portava.





Antes de iniciar o seu tour pela casa do poeta, há uma lanchonete onde se pode tomar um delicioso chocolate quente!


Deixei a experiência para o meu marido de provar a famosa Centóia. Uma espécie de caranguejo gigantesco. Eu fiquei no pisco, dia e noite. Ele provou a Centóia no Mercado Municipal. Aconselho verificar o cardápio antes, para não cair de costas com el precio do bichinho! 
Pisco Sauer - Viciei

La Centóia - precinho assustador! Preferia ele vivo, no mar! 


Eu não indicaria o Restaurante Giratório. A não ser pelo divertimento de minha filha, achei o restaurante um pouco decadente, mas deixo aqui o endereço como indicação da filhota, que adorou o pãozinho com manteiga, o restaurante girando 360 graus por hora e o pianista!




O Restaurante Giratório fica na Av. 11 de Septiembre, 2250

O meu restaurante preferido foi o "Como Água para Chocolate". Muito charmoso, romântico, original e pitoresco. A comida é boa e o ambiente é de cenário! Um cenário de filme, onde existe  uma cama que serve de mesa e cadeiras que servem de quadros na parede!

Excelente música ao vivo, ambiente a luz de velas (ou quase isto) e a comida, bom, dizem que utilizam ingredientes afrodisíacos. Vários detalhes que fazem dele um dos mais indicados restaurantes de Santiago. O que eu mais gostei foi encontrar nossa mesa cheia de pétalas de rosas vermelhas! Me encantam los detalles!
Muy romântico!






Foto by filhota










 Constitución 88, Barrio Bellavista
http://www.comoaguaparachocolate.cl/

Delícia de imprevisto

Lo mejor de todo é que estávamos passeando pelo Pátio Bella Vista, considerado o centro boêmio da cidade, onde você pode adquirir a sua bijoux de lápis lazúli, ver lojinhas e o pessoal passeando. Aproveitei para comprar um par de brincos para a filhota já que um perro pulou em cima dela e engoliu uma de suas pérolas...Sim, foi um susto!

Como o pátio é aberto e estava muito frio, entramos em um barzinho qualquer a fim de fazer uma espécie de happy hour e se aquecer até a hora do jantar. Depois que entramos e sentamos, nos demos conta de que ele ainda estava fechado! Para a nossa surpresa nos deixaram ficar e acabamos assistindo ao ensaio de uma banda de blues. Saiu melhor do que a encomenda e a nossa última noite, foi a melhor! 

Até gravamos um pedacinho do surpreendente imprevisto! Adoro imprevistos em viagens, são sempre experiências muito mais ricas do que as planejadas. Mira que genial:




El sitio em que entramos para fugir do frio se chama Backstage Experience e costuma receber bandas internacionais. Fica bem no centro do Pátio Bellavista!

Santiago é ali na esquina. Uma daquelas cidades que você se pergunta porque demorou tanto a visitar. Deixa aquela sensação de que temos que voltar temprano! Hasta la vista!


Muy amables. Gracias! Veja qui nosso passeio na neve chilena:

A Neve Chilena

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!