segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nantes - Da Janela de Jules Verne dá para ver o mundo!


"Não há nada impossível; apenas vontades mais ou menos enérgicas"

Se Júlio Verne (1828-1905) tivesse um blog ia bombar!!

O melhor é que ele imaginava as suas viagens fantásticas desde a sua janela.

Sua inspiração vinha do porto de Nantes, observando as chegadas e partidas dos navios, pessoas e cargas, embarcando e desembarcando, dia e noite, aguçando a sua imaginação em seus contos!!

Nantes, outrora capital da Bretanha até a conquista dos franceses, no século XVI!

Sim, é na Bretanha onde se encontra a Floresta do Mago Merlin e, com muitas influências célticas, seus habitantes fazem questão de falar o bretão.

Nantes está a 370 km de Paris e já foi considerada a cidade mais animada da Europa. Imagine que metade da população tem menos de vinte anos!!!

É uma cidade-porto já que o rio Loire atravessa a cidade e desemboca no oceano Atlântico, permitindo o acesso a navios de grande porte. Foi o maior porto da França no século XVIII, devido ao comércio de escravos.

O que ver em Nantes




Nantes é conhecida não só por ser a cidade do autor de "A Volta ao Mundo em 80 dias", "Viagem ao Centro da Terra" e "Vinte Mil Léguas Submarinas", mas também por ser a casa de Ana de Bretanha e por ter sido o local onde o rei Henrique IV assina o édito de Nantes, em 1598 - tratado de paz entre católicos e protestantes.

Repleta de lendas, histórias e tradições, é uma cidade ampla, bonita e agradável.

O castelo dos Duques de Bretanha, construído em 1466, é uma mistura de estilos medieval, gótico-flamboyant e renascentista. Sim, é daqueles castelos de contos de fada com fosso e ponte!

                                           foto: http://www.abretelibro.com/foro/viewtopic.php?t=15582

Na igreja Saint.Pierre-Saint.Paul é possível checar as tumbas dos Duques e ouvir o órgão de 7 mil teclas, patrimônio histórico da cidade.

Onde comer e o que comer


Além destes locais, dois pontos me marcaram imensamente! Um deles foi o restaurante, La Cigale, onde foi gravado o filme Lola.


La Cigale é um daqueles lugares que permanecem em nossa memória, para sempre, como um lindo retrato de um momento especial! Monumento Histórico Nacional, a mais tradicional e famosa brasserie de Nantes é uma maravilha da Belle Époque. Lá deve-se pedir qualquer prato que leve a famosa beurre blanc e o vinho Muscadet, especialidades da região.

Et voilá sua filosofia:

"La Cigale n’est pas une brasserie, c’est une institution du bonheur, un temple de la joie et du plaisir de vivre pour les Nantais et les gourmands de la terre entière!"

Museu Jules Verne


Sempre fui uma devoradora dos livros de Júlio Verne, sendo também um dos meus mentores no fascínio por viagens. Não quis perder a oportunidade de olhar pela mesma janela onde ele imaginou suas histórias!!


E foi lá que tive uma alteração catártica.

Nada de mais para todo o resto da população mundial.

Eu encontrei ali, em uma das vitrines, meticulosamente limpa e iluminada, um livro chamado "L´Epave du Cynthia"!! Fiquei absolutamente maluca!! Nem sabia o que significava Epave (naufrágio)!! Mas era meu nome, ali, no museu do meu  ídolo. Nada mais para mim tinha importância a não ser encontrar um exemplar daquele livro. Não encontrei.

Como sou obsessiva, enchi os ouvidos de meus amigos, incessantemente, até que, no dia do meu aniversário, um amigo aparece com um exemplar de 1893!! Mal pude acreditar!! Guardo este livro como um símbolo, amuleto e troféu. 


Em Nantes assisti Ronaldo fenômeno jogando com a camisa do Brasil contra o Marrocos, na copa de 98! Eu não sou uma pessoa fanática por futebol, mas ver o Ronaldo driblando, não tem preço!

 O Brasil ganhou a partida, bem como todas as outras até que perdeu na final :(  !!

Brasil X Marrocos - Copa do Mundo 

O que mais ver em Nantes?
Jardim Japonês, Ilha Feydeau, cruzeiro pelo rio para ver os palacetes da região!

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!