sábado, 28 de setembro de 2013

Portugal - A casa de Dom Pedro!


Sim eu sei que há muita coisa para ver e fazer em Lisboa, mas recomendo esta visita para a sua próxima vez por lá se ainda não conheceu.


Palácio de Quéluz é a casa de onde veio nosso primeiro imperador e onde ele terminou seus dias. Tudo muito bem preservado, cuidado e conservado. Emocionante entrar no palácio de D. Pedro I. Mais ainda entrar no aposento onde nasceu e morreu. Uma parte de nossa história que deixo que as fotos falem por mim!


Quéluz faz parte do conselho de Sintra, distrito de Lisboa. Foi construído em 1747 e desde 1908 pertence ao estado. Está a 15 km de Lisboa.

O apelido deste palácio é "Versalhes português".















Palácio do século XVII, é um dos exemplos mais notáveis de Portugal. Era a residência de verão real, mas tornou-se paço real em pouco tempo.

D. Maria I vivia encarcerada no palácio diante de sua loucura, desde a morte de seu marido.

D. João VI também habitou o palácio com sua esposa, Carlota Joaquina desde 1794 até fugirem das tropas de Napoleão para o Brasil, em 1807. D. Pedro I nasce no palácio em 1798.

Carlota Joaquina volta a viver no palácio quando regressou do Brasil, assim como D. Pedro I, em 1831, quando abdicou ao trono brasileiro em favor do filho. Voltou para brigar pelo trono de Portugal,  como D. Pedro IV, o qual abdicou em favor de sua filha, Maria II. O trono de sua filha foi usurpado pelo irmão de Dom Pedro, Dom Miguel. Pedro (I ou IV) morreu, em 1834, nos aposentos onde nasceu, chamado de D. Quixote.

O palácio foi cedido ao estado pelo Rei Manuel II (tataraneto de D. Pedro I), em 1908 e tornou-se monumento nacional em 1910.

Em 1957 passa a ser residência oficial de chefes de estado estrangeiros em visita ao país e desde 2013, pertence a Rede de Residências Reais Europeias.

Não tem, porém, a mesma majestade de Versalhes e nem de longe a exuberância de todos os palácios que conhecemos em St. Petersbourg, mas há algo nele que transcende a contemplação muito mais do que qualquer outro palácio. Claro, talvez por conta da ligação que todo brasileiro tem com sua história.

Mas há algo nele que ofusca todos os outros!


Aqui viveu também a famosa Carlota Joaquina além da rainha "louca", D. Maria I e o nosso primeiro e único rei, D. João VI!!

                                                     foto: palácio de Quéluz - Aposento D. Quixote

Neste aposento nasceu e morreu D. Pedro I, Imperador do Brasil, mas aqui ele é conhecido como Pedro IV .
  






                        


Sala do trono
Carlota Joaquina


 Não é lindo?? 

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!