sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Portugal - A torre de Belém e seus irresistíveis pastéis!!


Foi deste ponto que partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral, no dia 9 de março de 1500, com 1.400 homens a fim de percorrerem o caminho da índias, mas que acabaram chegando em Porto Seguro!!

Como ponto estratégico de defesa de Portugal, onde o rio Tejo desemboca no Oceano Atlântico, foi construída a Torre de Belém.

Um dos monumentos mais expressivos de Lisboa, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1983 e uma das sete maravilhas de Portugal desde 2007! Como não visitar?

Projetada em 1481, a construção teve início em 1514, sendo concluída em 1520!


Com cinco andares foi utilizada de diversas formas como, registro aduaneiro, telégrafos, farol e até prisão.






É possível fazer a visita interna, mas nos descabelamos por estar fechada. Até batemos à porta, mas ninguém atendeu!

Como consolo, visitamos a pastelaria a fim de afogar nossa frustração com ajuda daquele docinho irresistível!!

Pastel de Belém 


Desde 2011 é considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas de Portugal, o doce é comercializado desde 1837.


A receita vinha do Convento dos Jerônimos até fechar suas portas, em 1934, durante a revolução liberal. Segundo consta, o pasteleiro do convento vendeu a receita a um empresário que passou a seus descendentes


Com uma produção média de 15.000 unidades por dia, tanto a receita quando o nome Pastel de Belém são patenteados. Os mestres pasteleiros assinam um termo de responsabilidade e prestam juramento se comprometendo a não divulgar a receita. 

Posso falar? Depois de provar este, será difícil apreciar qualquer outro "pastel de belém"...

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!

Cynthia Camargo é publicitária, agente de viagens, agente internacional e jornalista. Coordena viagens de arte, gastronômicas, de luxo e de incentivo pelo o mundo! Especializada no destino França, é autora do guia Paris Legal, editado pela Best Seller. Trabalha com o turismo de conteúdo há 20 anos e recebeu o prêmio Mulher Influente. Autora do blog de viagens SendoCy, conta suas experiências pelo mundo com dicas e muito humor! Acesse, leia e participe, se inscreva e conte suas histórias! Afinal, todo mundo tem uma história de viagem para contar! Google +