Foi deste ponto que partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral, no dia 9 de março de 1500, com 1.400 homens a fim de percorrerem o caminho da índias, mas que acabaram chegando em Porto Seguro!!
Como ponto estratégico de defesa de Portugal, onde o rio Tejo desemboca no Oceano Atlântico, foi construída a Torre de Belém.
Um dos monumentos mais expressivos de Lisboa, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1983 e uma das sete maravilhas de Portugal desde 2007! Como não visitar?
Projetada em 1481, a construção teve início em 1514, sendo concluída em 1520!
Com cinco andares foi utilizada de diversas formas como, registro aduaneiro, telégrafos, farol e até prisão.
É possível fazer a visita interna, mas nos descabelamos por estar fechada. Até batemos à porta, mas ninguém atendeu!
Como consolo, visitamos a pastelaria a fim de afogar nossa frustração com ajuda daquele docinho irresistível!!
Pastel de Belém
Desde 2011 é considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas de Portugal, o doce é comercializado desde 1837.
A receita vinha do Convento dos Jerônimos até fechar suas portas, em 1934, durante a revolução liberal. Segundo consta, o pasteleiro do convento vendeu a receita a um empresário que passou a seus descendentes
Com uma produção média de 15.000 unidades por dia, tanto a receita quando o nome Pastel de Belém são patenteados. Os mestres pasteleiros assinam um termo de responsabilidade e prestam juramento se comprometendo a não divulgar a receita.
Posso falar? Depois de provar este, será difícil apreciar qualquer outro "pastel de belém"...
Olá Cynthia! Gostamos muito do seu blogue! Como podemos entrar em contacto consigo? O nosso e-mail é Galantevasques@gmail.com
ResponderExcluirFicamos a aguardar notícias suas :)