Le Petit Nice Passédat - Marselha
No meu caso, não basta comer bem! Eu preciso do ambiente, como parte integrante, que completa a experiência sensorial.
No meu caso também, a melhor vista que pode haver é o mar. A apresentação do prato também é considerado (ter trabalhado e viajado com um dos melhores chefs franceses do Brasil, me tornou exigente).
Na verdade, é todo um conjunto de sabores, aromas, vista, hospitalidade, apresentação, ambiente, flores, detalhes...Tudo isto faz parte da percepção em uma refeição especial.
Portanto, eu mesma elegi o Le Petit Nice, como o melhor restaurante do mundo. Claro, não conheço todos, mas dos que eu conheço e para preencher com nota máxima cada um de meus sentidos e me proporcionando um momento inesquecível, este é o meu eleito!
A começar pela sua localização, no coração da cidade mais antiga da Provence, um porto seguro com uma relação íntima com o mar, ao lado do porto mais antigo da França, descoberto pelos gregos a 2.600 anos, que decidiram aportar devido a sua magnífica localização.
Essa foto de Le Petit Nice é cortesia do TripAdvisor
Em perfeita comunhão com o mediterrâneo, encontra-se o refinamento e o charme de toda a tradição provençal atribuindo ao Le Petit Nice, a sua mais completa tradução!!
Em 1917, German Passédat, seduzido pelo local privilegiado, batiza o estabelecimento "Le Petit Nice" em homenagem a doce vida "niçoise".
Depois de 3 gerações de grandes chefs, neste local paradisíaco, o restaurante hoje é um perfeito representante dos 5 "C", fundamentais para fazer parte do renomado Relais & Chateaux: Personalidade (Caractère), Cortesia, Tranquilidade (calma), Charme e Cozinha!
O Petit Nice é um 3 estrelas do Guia Michelin!
Precisa mais? Porquoi-pas?
Antes ou depois desta experiência perfeita, um passeio charmoso para completar este momento, é uma excelente sugestão.
Neste caso, para combinar com o restaurante, eu recomendo um passeio de barco até a Ilha d`If, famosa por ter sido fonte de inspiração para Alexandre Dumas escrever o livro "O conde de Monte Cristo".
centre des monuments nationaux |
Em 1516, o rei Francisco I ordenou a construção de um forte, para proteger a cidade. Porém, acabou se transformando em prisão, entre 1580 e 1871, recebendo presos políticos, protestantes e até o misterioso homem da máscara de ferro, cuja identidade é desconhecida.
O Chateau d`If, claro, ficou conhecido por conta do personagem Edmond Dantes e começou a atrair leitores curiosos depois de aberto a visitação, a partir de 1880.
É possível visitar a cela do personagem (vivido por Gérard Depardieu), como também a cela do Homem da Máscara de Ferro.
A Ilha está a 20 minutos de barco a partir de Marselha e sai de hora em hora, a não ser que tenha vento. Melhor consultar antes.
centre des monuments nationaux |
Pronto! Um dia mais que perfeito! http://www.passedat.fr/