E, novamente, boquiaberta tento eternizar o extraordinário, buscando palavras que contenham a mesma dose de emoção sentida.
Coordenar viagens gastronômicas pela França foi, um dos maiores prazeres e aprendizados que tive em minha vida profissional. Para fechar com chave de ouro esta época, passei o meu aniversário jantando neste lugar de sonhos! O Les Crayères.
Se existe um lugar no mundo, que mais combina com uma taça de champagne, este lugar é aqui! Considerada como a maior adega de champagnes da França, com mais de 400 referências!
Seu jardim, de 7 hectares, foi criado por Madame de Pommery (outra grande dama do champagne, assim como a Madame Clicquot), em 1885, para que sua filha pudesse construir um chateau quando as árvores já estivessem crescidas. Toda a terra do jardim teve que ser transportada para o local.
Vinte e cinco anos depois, sua filha, finalmente, constrói o chateau que foi habitado pelo neto de Madame de Pommery, o Marquês de Polignac.
Durante as Grandes Guerras, o chateau serviu de depósito da artilharia alemã, centro do Estado Maior da Força aérea nacional e por fim, serviu de abrigo para a armada americana.
A família voltou a habitar o chateau entre 1947 e 1980.
Vendido e modernizado sem perder a classe foi reaberto em 1983, com a chegada do grande chef 3 estrelas Gérard Boyer, completando um dos mais célebres locais da França, transformando este magnífico exemplar em hotel e restaurante.
O chateau e seu restaurante fazem parte da rede Relais & Chateaux, que o descreve como um estabelecimento mítico e repleto de história no coração de Reims.
Eu e meu cartão de aniversário, assinado pelo antigo chef 3 estrelas Gérard Boyer. Este cartão de aniversário é histórico. Explico:
Enquanto Gèrard Boyer era sócio e chef do Chateau, juntamente com sua esposa Elyane, o Les Crayères era considerado o lugar real do conforto e elegância...aclamado como o mais extraordinário estabelecimento da rede Relais & Chateaux, a frente dos outros 130 membros, sendo o arquétipo da excelência em hotelaria e gastronomia.
Para fazer parte do rede Relais & Chateaux, o estabelecimento deve ter nota máxima nos 5 "C"s: Cortesia, Charme, Cozinha, Calma e Caractère (personalidade).
No entanto, quando o chef Boyer se aposentou, o restaurante perdeu uma das três estrelas Michelin e agora, corre atrás de recuperá-la com o chef Philippe Mille. Pelo o que eu ouvi dizer, estão quase chegando lá!
Espero que passem um aniversário tão fascinante como o meu, por lá! :) Está a pouco mais de uma hora de Paris!!
créditos fotográficos: Domaine Les Crayères
64 boulevard Henry Vasnier
51100 REIMS
51100 REIMS
tél. : +33 (0)3 26 24 90 00
fax. : +33 (0)3 26 24 90 01
e-mail : contact@lescrayeres.com
web : www.lescrayeres.com