segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Natal é legal!


Muito bom morar em um país tão grande como o Brasil e encontrar tantas diferenças e, ao mesmo tempo, tantas similaridades que nos fazem tão imensos!

Do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte é sempre empolgante pisar em locais que fazem parte de nossa cultura!

Na pontinha final de nosso mapa está Natal!

A história da cidade tem início em 1599, quando os portugueses construíram o Forte dos Reis Magos, a fim de proteger a cidade contra a ameaça dos franceses.


Logo ao sul do Equador a capital do Rio Grande do Norte está repleta de belezas naturais, considerada como um parque de diversões gigante, em pleno ar livre!

Nossa chegada a Natal não foi das melhores!  No quarto havia formigas. Nada fora do comum, não fosse o tamanho das monstruosas saúvas e a imensa quantidade delas povoando o apartamento que eu dividiria com minha prima com o mesmo sangue italiano, em constante estado de ebulição.

Pedimos providências. Conseguimos muito inseticida que nos mataria muito antes das saúvas monstruosas acostumadas ao  remédio. A saída foi dramatizar ao máximo, apelando ao imaginário da pobre recepcionista sobre a culpa que ela sentiria se minha prima (alérgica) tivesse a glote fechada e morresse, por responsabilidade do "spray".

Assim, assustadíssima em ser acusada de homicídio doloso (com a intensão de matar), nos trocou de apartamento. 

PRAIA DE PONTA NEGRA 

De qualquer forma, nos hospedamos no melhor lugar de Natal, na praia de Ponta Negra, junto ao Morro do Careca (esta duna na foto abaixo, com aproximadamente 107 metros de altura), cartão postal da cidade. Em Ponta Negra se encontra a melhor vista, o melhor agito, melhor praia, melhor infra-estrutura e todo o charme que somente o nordeste do Brasil pode oferecer.



Os nativos, que trabalham com o turismo, tem olhos de lince e um grande e bom faro para descobrir a origem dos turistas! Enquanto andávamos na praia nos chamavam de "paulistas"... 

Praia linda, marzão lindo, dias de sol... Mas Natal está longe de ser somente isto... Aqui, a única coisa que não se faz é nada.


GENIPAPU

A praia de Genipapu, a 25 km de Natal, e as alucinantes dunas móveis, que podem chegar a 30 metros de altura, é onde a aventura começa. 

A famosa pergunta: Com ou sem emoção?!! ...

Ainda me lembro que poderia ter tido a opção sem emoção... Para quem gosta de "muita" adrenalina, se aventurar com os famosos bugueiros, que atiram o buggy descida abaixo de uma duna, é, sim, inesquecível em vários sentidos. Mas vale, claro, ao menos uma vez na vida! 

Uma água de coco antes...


É possível alugar o buggy com o bugueiro o dia todo.


Ultra-leve? 

Bem, eu já havia experimentado uma outra vez, em Cabo Frio, e não havia gostado de tamanha adrenalina me intoxicando e tirando o ar...Logo, usei de uma estratégia onde o tiro saiu pela culatra...

Quando o motorista do buggy indagou sobre o passeio, eu disse que toparia somente se minha prima fosse... JAMAIS, jamais poderia imaginar minha prima chique, alta e perfumada topando um passeio em ultra-leve.... Mas ela topou!

Com o coração tentando escapar pela garganta experimentamos um voo deslumbrante. 




Depois da intoxicação total e absoluta, o motorista-guia coloca o buggy em uma jangada e lá vamos nós conhecer a lagoa mais de perto.



Ah! sim! Há a brincadeira do skibunda, mas confesso que depois das dunas, do ultra-leve e do buggy em cima de uma jangadinha, pulei a diversão e permaneci sentada no Bara da Lagoa (Pitangui) enquanto os peixinhos me mordiscavam os pés, a fim de me estabilizar de tanta emoção.

Bar da Lagoa 

PRAIA DA PIPA 


Seu charme, suas falésias impressionantes e seus golfinhos. Beliscar e bebericar por ali é divino e esta sensação somente pode ser melhorada com um passeio de escuna e avistar um golfinho!


Pipa está a 85 km de Natal e sua característica mais marcante, além de ser uma baía cheia de golfinhos e uma área de preservação de tartarugas marinhas, são as falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e do vento. Dizem que não se conhece outro lugar no mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular.



O nome "Pipa" vem de uma pedra que parecia um barril... Esta curiosidade é, também, pessoal já que meu pai me deu este apelido!

Hoje, é uma das maiores concentrações de estrangeiros no litoral brasileiro que vieram e ficaram, abrindo restaurantes e pousadas cheios de charme. A noite é a mais agitada do litoral do nordeste!

PISCINAS NATURAIS E LUAU

Tão lindas quanto as de Porto de Galinhas, estão a 800 m da costa, é possível apreciar os peixinhos coloridos bem de perto. No passeio noturno a adrenalina volta a atacar imaginando o que deve haver por ali no absoluto breu do mar... Você já nadou no escuro?
foto Marina Badaue

PASSEIO DE JEGUE E DROMEDÁRIO 

Esta é a Tieta!! Apenas tirei a foto, mas não fiz ela me carregar debaixo daquele sol!



Ainda mais porque o filhinho dela estava junto!


Percebo que eu não tenho este direito. Sei também que estes jegues estão sendo substituídos por dromedários.... Sinceramente, creio ser humilhante tanto para mim, quanto para o jegue e o dromedário!

Se você pensa como eu dê o dinheiro ao dono do animal (o valor exato do passeio) e deixe-o descansar. Dê água, carinho e sossego à sombra! É o melhor que podemos fazer por eles e por nós mesmos, a fim de sermos um pouco mais "humanos"!

Natal é legal! Como tantos outros pontos lindos e sensacionais de nosso país, repleto de particularidades e singularidades.

Este é um destino para os viciados em aventura, portanto, prepare o espírito e o físico para a sobrecarga de adrenalina!

Obrigada, prima!

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!