terça-feira, 29 de julho de 2014

Notre Dame de Paris faz bem à saúde! Φ


Alquimia, radiestesia, geometria, geologia, matemática, filosofia, hermetismo, esoterismo, ocultismo, religião, astronomia e até mesmo astrologia. Da ordem dos templários, Rosa Cruz, Maçonaria e até mesmo o culto pagão a Ísis e a constelação da Virgem...
Notre Dame de Victor Hugo não é apenas o lar de Quasimodo e não somente o monumento mais visitado da França.

Ela é um dos mistérios do mundo e um dos maiores pontos de energia cósmica do planeta. 


A grande maioria das pessoas, uma vez em Paris, se sente melhor. Com mais energia, vitalidade e até mesmo mais bonitos.


Não é por acaso! Assim como, também não é por acaso o número de catedrais em Paris e em toda a França.

Bem, além das informações básicas sobre a construção e fatos curiosos sobre a Catedral, há também certas histórias esotéricas sobre ela, ligadas ao ocultismo...



Algumas destas curiosidades são contadas pelo professor João Braga, a quem acompanho nas viagens de arte em Paris.

Eu tenho uma ligação muito forte com uma das imagens da Catedral de Notre Dame, pois é ali que eu peço e agradeço pela minha vida e meus sonhos realizados. Há 20 anos eu me ajoelho nesta Catedral, todos os anos.





Esta história e ligação vem de longe. Uma vez, jantando com um amigo guia em Paris, ele me contou que se passássemos a noite ao lado da Catedral, assim que amanhecesse, as gárgulas nos contariam seus segredos...Obviamente, ficamos parados, em pé, no frio, aguardando o desfecho!

Se me contaram algo, eu estava com tanto sono, que não prestei atenção, por isto, vamos aos arquivos que encontrei, baseados nas aulas do professor que acompanho e na minha ligação com este local sagrado e ainda, talvez, a inspiração que a própria Catedral tenha me dado, soprando em meu ouvido durante o amanhecer, iluminando a minha intuição:




Voltando à questão do bem-estar que a cidade nos proporciona, ao entrar na Catedral de Notre Dame, imediatamente, o batimento cardíaco diminui e a respiração torna-se mais profunda, passando tranquilidade.

Nossos sentidos ficam mais apurados, graças ao aroma do incenso (aromaterapia) feito de ervas e especiarias, a luz penetrando colorida pelos vitrais (cromoterapia), além das velas. Sua construção, a música que vem dos grandes órgãos, dos sinos e dos cantos, bem como, o local exato onde a Catedral está edificada, parece ter uma razão de ser e estar.



Em Paris, duas importantes linhas de energia magnética da Terra se cruzam. Assim como os meridianos de nosso corpo, existem pontos de concentração energética no mundo. Notre Dame está bem sobre o cruzamento das duas linhas magnéticas e é o local considerado como o coração da cidade.



Sabemos que tudo é energia. Tudo à nossa volta vibra, desde as mais violentas como os sons que vibram no ar, passando pela ondas de rádio e até as mais sutis ainda não explicadas totalmente pela física.
Marco Zero de Paris, em frente à Notre Dame



Notre Dame foi construída, utilizando o número áureo, como Da Vinci o chamava, ou o número grego phi, ou para os pitagorianos é o número divino,número de ouro, a receita de Deus para toda a criação. Todas as proporções são feitas a partir do número de ouro 0,618 . Tudo nesta terra, cristais, plantas e até mesmo o ser humano tem esta proporção. Assim, o homem usa os cálculos de Deus para construir Notre Dame.



Além disto, todas as Catedrais da França foram construídas de acordo com a Constelação da Virgem. Se olharmos para o céu e localizarmos a constelação, abaixo de cada estrela haverá uma catedral, o que confere a seus construtores, grandes conhecimentos astronômicos.



O número 28 também está presente na Catedral. Sabemos que o ciclo menstrual das mulheres acontece a cada 28 dias, assim como o ciclo completo da lua. Pois bem, em frente à Catedral podemos ver 28 estátuas de reis. Dizem que podem ser os reis de Judá e Israel, da linhagem da Virgem Maria e de Jesus. Especula-se também, que podem ser os 28 reis da França da dinastia dos Capétiens. Não há comprovação. Porém, a cada dia, a lua ilumina um dos rostos de cada uma das 28 estátuas.
Durante a Revolução Francesa, as cabeças destas estátuas foram decapitadas. As originais se encontram hoje, no Museu du Cluny

A informação oficial, que encontramos no site da Notre Dame de Paris, diz que ela foi construída a pedido do Bispo Maurice de Sully, a partir de 1163. Lá encontramos suas dimensões, tesouros, história da construção, etc.

Porém, este conhecimento em fazer paredes mais finas, utilizando arcos ogivais (arquitetura gótica), entre outros surpreendentes métodos de engenharia, dizem, que veio por parte da Ordem dos Templários que detinham mais informação até mesmo que os Monarcas.



Estudiosos acreditam que os arquitetos, apesar de não assinarem o projeto da Catedral, (pois naquela época, assinar um projeto era considerado vaidade, o que era um pecado), eram maçons.

Um exemplo disto está no piso quadriculado em preto e branco, um dos grandes símbolos da maçonaria,  demonstrando o mundo da dualidadeo bem e o mal, a batalha entre São Miguel Arcanjo e Lucífer...

Esta imagem mostra o piso quadriculado, além das cores dos vitrais refletidas pela passagem da luz do sol.
Há passagens em alguns livros que contam que o ferro forjado dos portais foi feito pelo próprio diabo, pois o ferreiro vendera sua alma para conseguir entregar o trabalho dentro do prazo.

Os vitrais eram feitos sob conceitos da cromoterapia e, dizem, é por isso que as pessoas se sentem bem ao entrar em uma catedral. Os vidraceiros porém, não podiam passar a receita das cores por escrito. O segredo era passado por palavra somente aos que eram dignos...Este segredo foi perdido no tempo...



Radiestesistas perceberam que a engenhosidade e conhecimento dos arquitetos de Notre Dame foram transmitidos por gerações, já que ela levou mais de 200 anos para ser concluída. Estes arquitetos teriam sido iniciados aos conhecimentos alquímicos da transmutação da matéria. As pedras se tornaram vivas e vibrantes, graças a este conhecimento fabuloso.



O respeito pela polaridade das pedras, sua orientação na construção, a proporção áurea, permitiram que o reino mineral ascendesse a um nível superior de consciência, arte alquímica, onde cada ser que participava da construção deste edifício teria o dom (ou o dever) de aproximar a matéria da luz, a fim de que todos que penetrassem neste local pudessem também ascender a estados de consciência mais elevados.



As ondas médias de Notre Dame vibram em torno de 22 unidades positivas, mas, em pontos fortes, como o que se situa na Capela Notre Dame de Sept-Douleurs , próximo ao túmulo do Bispo Simon Mattifas de Bucy (83º Bispo de Paris, que morreu em 1314), as unidades passam de 25, o que é excepcional para uma cidade como Paris.

Para entender melhor vejamos o desenho do Biômetro de Bovis (Bovis foi um radiestesista francês) que mede as vibrações:

"Cy est l´image de bonne mémoire Simon Matifas de Bucy, de l´Evêché de Soissons, jadis, premièrement ces trois chapelles où il git, l´an de grâce MCCXCVI. Et puis l´ont fit toutes les autres environs le Choeur de cette église. Priez Dieu pour lui"

A tumba do Bispo é a única escultura funerária remanescente da Idade Média, entre todas as de Notre Dame. Hoje em dia, esta Capela situa-se logo atrás da grande Pietá do altar principal.


E ainda, a radioatividade não passa de 60 pulsos por minuto, comprovando a serenidade local.
Por isto, Notre Dame é um local de regeneração física e um lugar de meditação e recolhimento.

Outro fator importante é a questão das torres. Parecem inacabadas por sentirmos falta da flecha, que arremata as torres das igrejas. Porém, esotéricos acreditam que elas foram, propositadamente, construídas desta forma, com o intuito de captar energia cósmica.


Existe ainda, uma outra particularidade sobre estas torres. Se observarmos bem, a da esquerda é um pouco mais larga do que a da direita. Isto foi feito (nada comprovado tá gente, somente especulações) porque havia mais moradores da Rive Droite do que na Rive Gauche e portanto, necessitava-se captar um pouco mais de energia para o lado mais populoso da cidade.

Importante dizer também, que todas as catedrais são consagradas a Virgem Maria (daí o nome de Notre Dame),  muitas vezes  ligada a Deusa Mãe ou Ísis.

Enfim, o interessante da Catedral, além de toda a riqueza de detalhes e a grandiosidade de sua construção, é que ela abriga símbolos de todos os tipos de estudos, linhas de pensamento, épocas, religiões, além de métodos conhecidos, utilizados não só na engenharia mas também todas as outras ciências, tanto as reconhecidas como as temidas. Por que? Não sei.

Notre Dame é capaz de abrigar até 6 mil pessoas e costumava abrigar enfermos que buscavam a cura, através da energia recebida pela Catedral!



Em um dos 3 portais da fachada central podemos observar uma mulher que segura um livro.

Segundo o misterioso Fulcanelli, autor da famosa obra, O Mistério das Catedrais, o símbolo da alquimia é composto por uma mulher com a cabeça nas nuvens, sentada em um trono, segurando um septo (poder) e dois livros, sendo um aberto (exoterismo) e o outro fechado (esoterismo), com uma escada de nove degraus (os degraus da paciência para se adquirir o conhecimento hermético).

Este é um símbolo da alquimia. Em outras situações, podemos ver em meio as gárgulas, uma estátua que se parece a um gnomo usando um gorro de alquimista.

Na época em que ela foi construída, a grande maioria da população era analfabeta, por isto, ela é considerada uma Bíblia de Pedra com todas as informações em estátuas, vitrais, gárgulas, quadros, gravuras, altares, esculturas, relevos...



Além disto, toda Catedral Gótica é em formato de cruz em sua planta, o que sugere um homem deitado com a cabeça no altar, os braços abertos (no transepto da catedral) e o corpo (nave principal).


A entrada é voltada para oeste, onde o sol se põe e ao entrar na igreja e caminhar até o altar é como se estivesse indo em direção ao nascer do sol, ou no sentido de Jerusalém ou da iluminação!

Muita coisa né? Para saber mais, com quem entende muito do assunto, sugiro vir conosco em nossa próxima viagem a Paris e ter uma aula destas com o professor João Braga.

De qualquer forma, já está na minha agenda uma visita, mais detalhada, tanto a Catedral quanto à Biblioteca, para buscar, um pouco mais, sobre esta intrigante história que vai muito além do sino chamado de Emmanuel...Que aliás, é possível visitá-lo!


Fonte:
Aulas em Paris com o professor João Braga - veja aqui a programação dos próximos cursos com certificado
http://www.sautdelange.com/magnetisme/lieux-sacres/
http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/932022
http://lusophia.wordpress.com/2011/04/04/paris-misteriosa-e-secreta-por-vitor-manuel-adriao/
http://www.tombes-sepultures.com/
Livro: O Mistério das Catedrais - Fulcanelli
Visita virtual:
Visita Virtual

Quer saber mais sobre Paris? Adquira o melhor guia da cidade para planejar, saborear, inspirar, relembrar, sonhar e saber! Compre Aqui! Bon Voyage!



Quer ir agora? Porquoi pas?


Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!