quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Castelo Francês para chamar de seu!


Jeff, como gosta de ser chamado, tem uma rotina para lá de corrida! Administrar um castelo pode chegar a ser um ato hercúleo, mas também capaz de trazer momentos singulares e totalmente fora do comum!

Proprietário de um castelo que, em 2015, completa 500 anos, Jeff oferece a oportunidade de ser o senhor de seu castelo por uma semana! Sim, imagine um castelo, daqueles de conto de fadas todinho para você, sua família e amigos?





Estamos falando do Château de Saint-Martory, uma construção que faz parte da paisagem aninhado no vale do rio Garonne, a 45 minutos da cidade de Toulouse e aos pés das montanhas dos Pirineus (França).

Construído entre 1515 e 1525, a propriedade tem sido restaurada constantemente e desde 1998 oferece confortos modernos e luxuosos em um ambiente histórico intocado.
O castelo está situado nos arredores da vila de Saint-Martory e rodeado de 40 hectares de árvores.

A seguir uma pequena entrevista com o senhor do castelo, o simpático e carismático Jeff, que fala português fluentemente:     

Sendocy: Qual o perfil do cliente que aluga um castelo? O que eles buscam e o que eles encontram?

Jeff: Realmente não há um perfil específico, mas em geral são amantes da cultura, de artes, de gastronomia, vinhos e de "lifestyle" em geral. 

Dito isso, já hospedamos pessoas de todos universos profissionais, de presidente de multinacional a empresários, banqueiros, advogados, esportistas profissionais, artistas plásticos, músicos, uma grandíssima estrela de rock mundial, até o "average Joe" que é nosso vizinho no dia a dia, além de um Bispo!

Eles procuram um lugar autêntico, aconchegante, com conforto e que possua a alma preservada. É algo difícil de explicar.



O outro ponto importante é o sossego. Aqui, eles conseguem ficar fora do tempo, fora da correria e voltar a aproveitar as coisas simples, momentos felizes em família e amigos, etc. Somos o oposto do "bling bling", do "show off", do cafona, do "strass". O contrário de St Tropez e St Barthelemy.

Nossa proposta é muito procurada hoje, para fugir da badalação.




SendoCy: Qual a nacionalidade deste hóspede?

Jeff: Vou tentar lembrar aqui, mas posso esquecer alguns. Já hospedamos nacionalidades de quase todos os países da Europa. Muitos vieram do "Commonwealth", Canadá, EUA, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Gales, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Tivemos brasileiros, argentinos, colombianos e mexicanos, bem como russos, chineses e japoneses. Também pessoal do Qatar e Santo Domingo. Olha, o mundo todo pára por aqui e sempre sai feliz.

SendoCy: Como é a contratação de um chef para um jantar especial? Ele pergunta o cardápio, faz as compras dos mantimentos? Sugere o vinho? Aliás, tem adega no castelo?


Jeff: Temos vários "chefs" da região que podem cozinhar no castelo. Dependendo dos desejos e verba dos hóspedes, tentamos achar a maneira certa de trabalhar com cada perfil.

Geralmente o hóspede paga pelo serviço do chef e o reembolsa pelas compras dos mantimentos ou fica estabelecido uma verba para mantimentos e serviços por refeição. 

Em cada estadia há as refeições que eu chamaria de "normais" e uma " de gala", com o top da culinária francesa. Mas fique tranquila, confio nos meus chefs e todas as refeições são ótimas. 

Podemos contratar o pessoal de serviço, também. O cliente não precisa fazer absolutamente nada, além de uma lista do que ele não gosta ou não pode comer e nós adaptamos os cardápios de acordo com estas preferências. 

Um clássico que ja recebeu 110% de votos positivos é a nossa proposta de jantar "só queijo", com um crescendo de sabores acompanhado por vinhos selecionados especialmente ... 


Outra proposta bacana é a degustação de vinhos de nossa adega que, com a ajuda de um sommelier profissional da região.

Os hóspedes podem comprar vinho mas, se confiarem  em mim, tenho uma adega bem fornecida onde guardo os meus vinhos e os vinhos que compro justamente para os hóspedes, com valores muito em conta. A cada ano a lista muda, mas sempre com bastante opções de vinhos franceses e estrangeiros (mas o Malbec argentino fica na Argentina, ok?).

Temos também uma seleção de armagnac, o cognac de nossa região. Meus primos são produtores desde 1893 ... E eu cuido de uma empresa de varejo de comida para restaurantes em Paris que trabalha com 1,2 e 3 estrelas Michelin, além de bistrôs de bairro. 

Por tudo isto, posso lhe dar a certeza de que um hóspede irá comer e beber MUITO bem em St Martory!

SendoCy: O que há para se fazer no castelo durante a semana toda? Digo, no castelo propriamente dito e em seus arredores? O que você sugere?

Jeff: No castelo a regra é relaxar com caminhadas, jogar sinuca e "farniente" à beira da piscina. A região em si, oferece de tudo para todos. Escapadas culturais (Museu de Toulouse Lautrec em Albi, o castelo Catares etc.), esportes de montanha, verão como inverno (estamos a uma hora de estações de esqui), casino etc. E também a Rota Gastronômica, né?:-)












Sendo Cy: Quais são as impressões dos hóspedes sobre a estadia? Pode citar o comentário de alguma celebridade?

Jeff: Respeito muito a privacidade de nossos clientes. Mas se você olhar o nosso "Livro de Ouro", talvez você encontre uma assinatura conhecida. Os comentários falam por si mesmos.

SendoCy:  Há alguma história interessante, misteriosa, divertida, fora do comum sobre o castelo que você poderia dividir com os leitores do blog? Os antigos proprietários contam alguma história? Antigos funcionários? Você ou sua família presenciou algo de curioso?



Jeff: Lógico, temos 500 anos de histórias. Posso contar algumas sobre fantasmas? Só brincando. Não se preocupe, o castelo tem astral forte, ele é aconchegante e nossos fantasmas são gente fina. Ninguém assusta à noite !

- x -  
Que tal marcar, depois do jantar, em frente a lareira, uma sessão de contos sobre o castelo de 500 anos com o Jeff?

Ficou com vontade? O castelo possui sete suítes personalizadas e mais uma antiga casa fazenda a 100 metros da torre principal com mais três dormitórios, hospedando, confortavelmente, um total de vinte pessoas. 

Visite o site do castelo para maiores informações e faça a sua reserva!!

Veja aqui um documentário feito para a TV francesa sobre ao castelo:






 TODOS OS CRÉDITOS FOTOGRÁFICOS: CHÂTEAU DE SAINT-MARTORY

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!