segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Vilarejo francês na Côte d´Azur - Saint-Paul de Vence

Fotos por Marcio Pereira e Teresa Antunes
Uma das mais charmosas vilas da França, na Côte d´Azur, é uma pequena aldeia medieval que foi muito cultuada por boêmios e artistas a partir dos anos 30, chamada Saint-Paul-de-Vence!

A pequena vila oferece, ao visitante, um passeio entre típicos casebres dos séculos XVI e XVII.

Passear pela cidade, cercada por muralhas intactas construídas a mando do rei Francisco I, é ter a impressão de ter sido convidado a visitar o paraíso, e a certeza de estar lá mesmo, ao se deparar com a vista para a baía dos Anjos!

Andando pelas ruelas e becos é possível compreender porque tantos artistas, que vieram buscar inspiração, acabaram fixando residência por aqui.


Um deles, Marc Chagal, viveu na cidade por 19 anos e seu túmulo encontra-se no cemitério da vila.

Além das famosas muralhas do século XVI, outro ponto alto da vila é o hotel/restaurante La Colombe d´Or que abriu suas portas como hospedaria, logo após a Primeira Guerra. Contam que o dono da hospedaria era um amante e entusiasta das artes e que costumava trocar um prato de comida e hospedagem (para os artistas que não podiam pagar) por uma obra de arte!

Copyright Office de Tourisme de Saint-Paul de Vence/Patrick Hertzog

E assim, hoje é possível (com uma reserva feita com muita antecedência), almoçar, jantar ou se hospedar no Colombe d´Or e ter o prazer e deleite de checar com os próprios olhos e coração uma das mais vastas coleções de arte moderna do mundo que inclui obras de Dufy, Matisse, Chagal, Picasso, Mondigliani, entre outros.

Além deles, nomes como Zelda e Scott Fitzgerald, Isadora Duncan, Sartre e Simone de Beauvoir eram assíduos frequentadores. Yves Montand casou-se com Simone de Signoret no terraço do Colombe    d´Or.
  
















Copyright Office de Tourisme de Saint Paul de Vence/ Elizabeth Rossolin

Para uma profissional do turismo, viciada em viagens e blogueira, nada poderia ser pior do que perder as fotos de uma viagem! Sim, não sei como mas, perdi!

De qualquer forma, adoro como as coisas acabam se ajeitando (melhor do que poderíamos imaginar). Pois bem, uma amiga esteve em Saint-Paul-de-Vence e pude, através dos olhos dela, recordar as emoções de andar por estas pequenas ruelas, além dela ter-me devolvido a chance perdida em poder compartilhar no blog uma de minhas vilas favoritas!  

Passeio virtual pelas mãos da amiga!



 A vila de Saint-Paul-de-Vence tem 7 km quadrados com pouco mais de 3 mil habitantes cheios de sorte!


Eis Teresa que, me levando em uma viagem pelo tempo e espaço através de seus olhos, pode registrar (desta vez, sem chance de perder) uma das minhas melhores memórias!  Merci amiga! Márcio aussi, merci!!!!






Calçadas da vila feitas de "galete" - formação rochosa que através da erosão formam diferentes formatos trazidos por águas marítimas e fluviais.



Calçada de galete. Estas calçadas foram feitas a partir de 1950



Saint-Paul-de-Vence é povoada por galerias de arte de toda espécie, além de encantadores cafés e lojas, com artigos típicos da região, o que aumenta ainda mais o charme local já, atrevidamente, carregado de um espírito que emana um poderoso sentimento de joie de vivre!

A vila está a apenas 20 km de Nice!







Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!