quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bistrô, Brasserie, Café ou Restaurante? Você sabe a diferença?

Lipp é uma Brasserie
   Disparado este é o post mais lido deste blog e, também, o mais "clonado" de todos!! Sim, acho válido e importante saber onde vai e o que e porque escolher!

   Antes de escolher um momento inesquecível, em relação à gastronomia francesa, é importante saber qual a diferença entre cada tipo de estabelecimento.



    Saber sempre é bom.



  A diferença básica entre todos está no preço como em qualquer lugar mais ou menos entre uma lanchonete e um restaurante internacional.

Compre aqui o mais completo e divertido guia da capital escrito por quem já acompanhou mais de 5 mil brasileiros pela cidade dos sonhos!

Bistrot


   Um estabelecimento menor, geralmente dirigido pela família e com horários mais limitados para o almoço e o jantar. Os pratos são os tradicionais franceses (se a sua intenção é experimentar pratos típicos), além do que alguns chefs, oriundos de restaurantes estrelados, estão abrindo novos bistrots com uma cozinha mais inventiva do que os tradicionais e mais acessível em termos de custo. O bistrô trabalha principalmente com ingredientes regionais e sazonais, ou seja, tudo é fresco!

Pratos tradicionais


Steak Tartare (carne moída crua e temperada), Soupe d´Oignons (Sopa de Cebola), Confit de Canard (pato cozido em sua própria gordura), Le Coq au Vin (frango cozido no vinho tinto), Tarte Tatin (torta de maçã), Coquilles Saint Jacques (espécie de casquinha de siri)...


Tente os ovos com trufas negras
Exemplo de um excelente Bistrot é o Paul Bert
    "Bistrô" é uma palavra de origem russa que significa "rápido".Quando os russos invadiram a França, batiam os talheres na mesa pedindo que fossem servidos "bistrô"! Em resumo, portanto, bistrô é um lugar que não se come tão devagar como em um restaurante, nem tão simples como em uma lanchonete. 

Restaurante


    Antes do século XVIII havia estabelecimentos que serviam um caldo para "restaurar" as forças. Após da Revolução Francesa, o chefs da aristocracia foram despedidos e abriram os seus próprios locais para "restaurar" servindo algo além de caldos. 

  Tradicionalmente mais formais, onde se é esperado uma elegante variedade no cardápio internacional, serviço impecável e uma grande lista de vinhos, além de uma conta bem mais salgada, principalmente se o restaurante for estrelado no Guia Michelin, com valores que sobem conforme o número de estrelas, de 1 a 3! O restaurante é avaliado todos os anos a fim de ganhar, perder ou manter suas estrelas.


Brasserie


   De orgiem alsaciana, quer dizer cervejaria. Possui decoração inspirada na Belle Époque e é um dos ícones de Paris. Numerosas brasseries ainda servem o tradicional choucroute e deixam cervejas em barris, mas oferecem também um cardápio bem variado, em atmosfera típica. 

   Algumas delas colocam ostras nas vitrines! Neste tipo de estabelecimento também é possível pratos mais simples e mais rápidos do que em bistrôs! Aqui se come frutos do mar em geral, mas também é possível um mero sanduíche na baguette com um simples e mero queijo francês.  


Café


    Totalmente casuais, abertos o dia todo e quase todos os dias, onde é possível pedir desde um cafezinho até um pequeno lanche como omelete com fritas, salsicha com fritas, qualquer coisa com fritas, o famoso Croque Monsieur (toxtex com queijo gratinado por cima) ou Croque Madame (igual ao Croque Monsieur e mais um ovo frito por cima). 


   Funcionam como ponto de encontro entre amigos e colegas, como escritório para executivos, escritores e estudantes, além de um local de descanso para turistas. Os mais famosos de Paris são o Les Deux Magots e o Café Flore que ficam um bem ao lado do outro.


Além destes termos, em Paris há também outras importantes que você deve saber:

Péniches


   São barcos que ficam ancorados as margens do Sena e funcionam como café, lanchonete ou restaurante. Muitos oferecem happy hour e brunch aos domingos o que confere ainda mais charme em sua visita. Vale muito! 


Bistronomique


   Novo termo da moda em Paris onde o estabelecimento confere em ares de um bistrô, a autêntica gastronomia francesa a um preço mais acessível. A palavra mistura termos como bistrô, gastronomia e economia!!!!  

Fait Maison 


    Há uma discussão bem séria em Paris sobre a grande maioria dos estabelecimentos servir comida congelada industrializada ao invés de preparar em sua cozinha com alimentos frescos. Estão tentando incorporar esta placa nos estabelecimentos que restaram de forma artesanal para que o consumidor saiba o que está comendo.

Antes de sentar à mesa, busque por este símbolo para ter certeza de que não está comendo comida requentada em micro-ondas.



O que comer em Paris? Seja você um Gourmand ou Gourmet! Mas qual a diferença?
Um Gourmand, em resumo, é aquele que gosta de comer e o Gourmet é o entendido de qualidade e refinamento e sabe das origens, safra do vinho etc e tal.




Steak Tartare (carne moída crua e temperada), Soupe à l´oignons (Sopa de Cebola), Confit de Canard (pato cozido em sua própria gordura), Magret de Canard, Le Coq au Vin (frango cozido no vinho tinto), Tarte Tatin (torta de maçã), Bœf Bourguignon, Coquilles Saint-Jacques (espécie de casquinha de siri, feito com vieiras); Croque-Monsieur (tostex gratinado) e Croque-Madame (Tostex gratinado e ovo frito); Crepes; Souflés; Caramel (balas); Calissons (docinhos); Madeleines (bolinhos); Macarons (biscoitinhos); Éclair (Bomba); Napoléon (Mil Folhas); Croissant; Pain au chocolat (croissant com gotas de chocolate); Mont Blanc (crème de marron glacê); Falafel (sanduíche no pão sírio servido com salada, molho e bolinhos de grão de bico); Sorvete Berthillon (o melhor do país); escargot; trufas; queijos; Îles Flottantes (ovos nevados); Cassoulet, Couscous, Paris-Brest (doce); Tarte au citron (torta de limão)....; Esqueça as calorias! É por uma boa razão!

Quer testar você mesmo a diferença? Clique abaixo nas melhores opções de cada:

CAFÉS:

RESTAURANTES:
Mini Palais
Chez Francis

BRASSERIE:
Printemps - Brasserie e compras
Bofinger


- BISTROT - 
No próximo capítulo trataremos das diferenças entre o guia Michelin e o guia Fooding.Bon appétit!


Quer saber tudo sobre Paris? Adquira o guia mais completo de todos os tempos com muito mais informação, dicas, segredos, vivências, sugestões, resenhas, história, para planejar, sonhar, relembrar, saber, desfrutar em uma leitura de saber com prazer!







Olá amigo blogueiro! Sei que este assunto é de interesse de muitos leitores. Se quiser também informar aos seus, poderá gerar um link para este texto ou conversar comigo sobre meus honorários para redigir para você. Este texto foi escrito porque morei muitos anos em Paris e acima tudo, levo grupos a Paris há mais de vinte anos e sempre me perguntam a diferença entre os estabelecimentos! Ficarei feliz em ajudar seus leitores, também! Este texto pode e deve ser compartilhado na íntegra, porém com o nome da autora e com o link para este original! Obrigada! 


Reserve o seu hotel e pesquise preços:



Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!