sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cataratas do Iguaçu


Este é um dos lugares que deve estar na listinha de todos, além da lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Não precisa ser um super amante da natureza e nem de viagens de aventura. Cataratas do Iguaçu é um passeio para todos. Incluindo crianças.

Uma vez li, em algum lugar, que todo brasileiro deveria conhecer seu patrimônio como a Amazônia, o Pantanal, Cataratas do Iguaçu, o Corcovado e ainda, inclusive, sair, uma vez na vida, em uma escola de samba e comer um acarajé na Bahia. Eu concordo e assino embaixo.
  


As Cataratas do Iguaçu são, absurdamente, fenomenais e eu não posso acreditar que alguém deixe de fazer uma profunda reflexão ao contemplar uma das maravilhas de nosso mundo.



Tanto o lado brasileiro quanto o argentino impressionam, surpreendem! Acho bem difícil escolher um dos lados porque são ângulos, totalmente, diferentes do mesmo espetáculo e não sei dizer qual o mais estupendo. Há que se visitar os dois lados, pois!


Garganta do Diabo - Cataratas do Iguaçu





Posso e devo falar de minha sensação, mas ficará muito longe do real. O mesmo posso dizer para as fotos e videos. Por mais capricho e ângulos que se busque, a tradução e registro não são fiéis. Certas coisas são intransferíveis. Mas, a gente tenta!

Iguaçu significa "água grande" em tupi guarani. São quedas que chegam a 80 metros de altura, sendo 19 delas, principais. Deste total, cinco ficam do lado brasileiro e o restante do lado argentino. Dependendo da época do ano e da vazão, pode ser avistado mais de 100 quedas.

Este "acidente geográfico", que produz um dos mais lindos espetáculos do planeta, tem, aproximadamente, 200 mil anos.

O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, tornou-se patrimônio da Unesco, em 1986.   




Os Quatis estão espalhados pelo Parque Nacional. Não são de fazer novos amigos. Estão mais interessados em roubar seu lanche.

Macuco Safari

Como dizem que quem está na chuva é para se molhar, um passeio de lancha, também se faz indispensável, para mais um ângulo e mais uma sensação! Insubstituível e intransferível! Todas as formas de experimentar estas sensações são indispensáveis. Vale cada centavo e cada segundo. 


Macuco Safari - Adrenalina para todos!



Entregar-se aos sons do parque que vem das cataratas, dos pássaros e outros bichos, sentindo os respingos das quedas no rosto, tocando as borboletas, alimentando um quati, e ainda, observando as expressões dos turistas completam o passeio que não pode ser comparado a nenhum outro que você já tenha feito ou sensação que já tenha experimentado.



Algo que me chamou muito a atenção, nos parques das Cataratas do Iguaçu, foi a quantidade de borboletas por todo o caminho. De fato, impressiona tanto a variedade quanto a hospitalidade deste símbolo de transformação. São 257 espécies de borboletas registradas, mas estima-se que existam mais de 800 espécies.

Elas chegam, sem cerimônia, em seu chapéu, câmera fotográfica, roupas, mãos, como se quisessem nos lembrar de que também fazemos parte daquele cenário. São milhares delas que nos seguem e participam do passeio, emprestando sua graça e leveza como acessórios para o  look do dia!








Os parques são muito bem estruturados, organizados, limpos e com restaurantes, bares e cafés.

Parque das Aves

Ainda há um outro passeio, tanto quanto, incrivelmente, entusiasmante: O Parque das Aves. Aqui você pode acaricia-los, interagir e sobretudo, admirar sua beleza nos mínimos detalhes.

Inaugurado em 1994, em 16 hectares de Mata Atlântica, hoje possui 1.020 aves de 150 espécies e é o maior viveiro de araras da América Latina.

Parque das Aves - Foz do Iguaçu
Parque das Aves - Foz do Iguaçu









Sim, deu medinho!! Mas como sou serpente no horóscopo chinês, tive que tocar!! 
A construção do hotel teve início em 1939, mas devido a II Guerra Mundial foi, oficialmente, inaugurado em 1958!



Hotel das Cataratas é, atualmente, administrado pela Orient-Express (mesma sociedade que administra o Copacabana Palace) e que, no final de 2009, concluiu um enorme trabalho de renovação nas acomodações e áreas públicas, oferecendo uma experiência única a seus hóspedes.

Além das belezas e conforto, em estilo colonial que o hotel oferece, ainda há alguns apartamentos com vista para as Cataratas do Iguaçu.

Site Inspection - Hotel das Cataratas - Foz do Iguaçu
Além disto, como é o único hotel que fica dentro do parque, seus hóspedes podem desfrutar do passeio antes da abertura oficial, com acesso exclusivo, sem a necessidade de usar o transporte. 

Melhor ainda é o acesso depois do fechamento do parque oferecendo a possibilidade de uma visita noturna e iluminada às cataratas o que é, verdadeiramente, mais um dos inúmeros espetáculos oferecidos pela natureza! 



Já ia me esquecendo do look do dia! Muito filtro solar, garrafinha d´água e máquina fotográfica! 


Itaipu

Sem querer desmerecer, longe de mim, mas fiz a visita porque meu marido é arquiteto. Nada contra, a não ser o calor, quase insuportável. 

Inaugurada em 1982, após 50 mil horas de trabalho, a hidrelétrica de Itaipu entrou na disputa para ser uma das 7 maravilhas do mundo. Em 2013, bateu o seu próprio recorde produzindo 98.630.035 megawatts/hora.

Itaipu
Itaipu
Sim, fomos para o free-shop da Argentina! Dá pra resistir?
Fomos para Foz do Iguaçu com milhagem da LATAM!










Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!