segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chartres - Uma cidade, vários mistérios...

A cidade de Chartres está a 90 km de Paris e abriga cerca de 40 mil habitantes. É possível, facilmente, uma bate e volta a partir de Paris por carro ou trem.

Dizem que a cidade é um dos pontos energéticos do mundo, com 16 km de extensão.

Se eu pudesse escolher um lugar para viver, Chartres estaria na minha lista! Fofa! Cheia de charme. Como se você estivesse fazendo parte de um conto de fadas.





Apelidada de capital da luz e do perfume é um centro de peregrinação religiosa, sobretudo no domingo de ramos.


Este é um dos inúmeros canteiros espalhados em frente a Catedral de Chartres. Sim, são ervas aromáticas entre outros. Olhem só o tamanho do alecrim.

Fotos de Cathedrale de Chartres, Chartres
                                               Essa foto de Cathedrale de Chartres é cortesia do TripAdvisor

A Catedral de Chartres é famosa por ser uma joia rara da arquitetura gótica, datada de 1145, pelo manto de Maria, seu labirinto de 262 metros onde os peregrinos costumam percorrê-lo de joelhos, bem como pelos seus 2.600 metros de vitrais que dão a luminosidade mais do que especial ao interior da Catedral (monumento histórico pela UNESCO) e ainda a menção sobre o famoso azul de Chartres (o intenso azul dos vitrais que não pode ser encontrado em outro lugar).




"Labirinto é um arquétipo, uma marca Divina encontrada em todas as tradições religiosas através do mundo. Ele oferece apenas um caminho a ser trilhado e constitui uma ferramenta que estimula a meditação e remete à experiência da TRANSFORMAÇÃO.
Utilizando o caminho que leva ao centro, o buscador pode aquietar sua mente e encontrar a paz e a iluminação no centro de seu próprio ser.
O percurso é intuitivo e o Labirinto reflete ao buscador aquilo que ele precisa descobrir na perspectiva de um novo nível de consciência.


A prática de andar de forma meditativa em Labirintos remonta a época medieval, quando pessoas eram conduzidas aos próprios caminhos espirituais através dos pés: do solo para a alma."


Manto de Maria que ela estaria usando quando deu a luz!

Fotos de Cathedrale de Chartres, Chartres
                                                  Essa foto de Cathedrale de Chartres é cortesia do TripAdvisor



Maison Picassiette

É uma história estranha, recheada de perguntas não respondidas. 

Trata-se da casa de um homem que começou a colecionar cacos criando mosaicos em sua casa e não parou nunca mais. 

Após a sua morte, a casa acabou sendo considerada como a maior representação da arte naif e atrai curiosos do mundo todo. 

A verdade é que, segundo a viúva e os enteados de Raymond Isidore, ele tinha sua inspiração vinda de seus sonhos. Ele iniciou a  decoração em 1938 e viveu durante 25 anos se dedicando a isto.


Pouco antes de sua morte, houve um temporal e ele fugiu de sua casa porque acreditou ser o fim do mundo!(?)





Ele criava mosaicos sem fim, com pedaços de louças partidas, porcelana, barro. Seu apelido era Picassiette que pode significar "ladrão de pratos" ou ainda "Picasso dos pratos".


Tudo o que havia na casa, além do chão, teto e paredes, ele fez mosaicos. Fogão, cadeiras, camas...algo de muito impressionante!

Fotos de La Maison Picassiette, Chartres

Fotos de Chartres
                                                                Essa foto de Chartres é cortesia do TripAdvisor

                                                     É aqui mesmo que eu fico!!

"Quando vou a Chartres estou de volta à Idade Média. Estou de volta ao mundo em que fui criado, na infância, o mundo com a imagem espiritual do catolicismo romano, e isto é magnífico. (...) A catedral fala-me a respeito da estrutura espiritual do mundo. É um lugar de meditação, é só caminhar ao redor, é só ficar sentado, é só olhar para todas aquelas belezas." Joseph Campbell em O Poder do Mito.



Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook

Um comentário:

  1. Lindo mesmo, emociona , são tantos os mistérios que envolve Chartres...............

    ResponderExcluir

Quer perguntar algo? Poste aqui!