terça-feira, 9 de julho de 2013

Memórias de uma promotora da França!


Nasci querendo ir a Paris.

Em meu aniversário de 15 anos meu tio me perguntou se eu queria Paris ou um relógio. Claro que não tive dúvida na resposta, mas... Fiquei com o relógio por causa de minha pouca idade.


Ainda tenho o relógio pelo seu valor afetivo inestimável, também por ser hoje um autêntico vintage Baume & Mercier e porque faço absoluta questão de, quando vou a Paris, estar com ele no pulso. 

Meu primeiro trabalho na faculdade de comunicação foi um anúncio para a Air France!

Um dia anunciei o meu carro: Levei-o para lavar e pedi ao lava-rápido para caprichar porque ia vender. Ele mesmo comprou. Nem paguei pela lavagem e ainda me deixou passar o final de semana com o carro dele. Vendi o carro em 3 minutos, fui para Paris e minha vida nunca mais foi a mesma! Sim, simples assim!

Há 20 anos eu respiro a França. Faz parte de mim e eu dela! Construí uma família do coração, uma vida, um cotidiano que visito constantemente. Fui, fiquei, voltei, voltei e voltei e voltei mais de 50 vezes

Então, resolvi acompanhar pessoas para degustar pratos e cardápios em lugares encantados como Bordeaux, Cognac, Alsácia, Provence, Borgonha, Champagne e dividir, compartilhar a minha paixão. Me misturei a aromas, sabores, cenários medievais me embrenhando por cidadezinhas, me lambuzando de torta basque, croissants ou degustando os melhores vinhos do mundo. 

Naturalmente, me transformei em uma promotora da França com todo o meu coração. Escrevi um livro, Paris Legal, baseado na minha experiência em receber brasileiros, saber de suas dúvidas, necessidades e vontades. Publiquei o livro, novamente, um ano depois. Compartilho do sonho da minha vida com centenas de milhares de pessoas. 

Sim, trabalhei no emblemático, quase mítico, Moulin Rouge e quando eu descia do trem do metrô e subia as escadas da estação e dava de cara com o moinho da fachada, eu me beliscava! 

Promovo uma das lojas mais antigas da França, há mais de 15 anos, Printemps, e trouxe o dono dela (situação inédita na história dos 150 anos da loja) para vir ao Brasil falar em um evento. Levo estudantes de arte e moda para Paris, assessorando um mestre acadêmico sobre o tema.

Assinei algumas matérias sobre o país e sobre a cidade, não pela minha capacidade letrada, mas, pura e simplesmente, pela minha emoção em vivenciar, em meu trabalho e em minha vida, o país que possui a cidade mais festejada, pintada fotografada, desejada, falada, filmada, do mundo.

Este é o meu trabalho, minha vida e meu dever como profissional. 
Escrevi um artigo para a capa da extinta Ícaro sobre Paris e o Luxo, escrevi para a Próxima Viagem sobre os 100 anos do metrô de Paris, programei ao menos duas viagens a Paris do maior jornalista de turismo do Brasil, hoje, um grande amigo. 

Hoje, um dos conselheiros do Turismo Francês é padrinho de minha filha e a filha dele, que também faz parte desta história, é minha amiga e comadre. Meu trabalho, minha família. 

Tive a oportunidade de abraçar tantos outros, conhecer, conviver, viajar em caravana pelo Brasil afora para promover a França, durante tantos e tantos anos, com pessoas incomuns, alegres, divertidas que arrancaram de mim gargalhadas e aventuras, tanta gente querida. 

Conheci tantas outras pessoas na estrada que sempre quis trilhar. Nomes consagrados e outros que trabalham nos bastidores com o mesmo brilho. Grandes momentos e oportunidades de trabalhar um tema tão charmoso, tão agradável!

Pessoas que encontrei ao longo destes anos fazem parte integrante de meu dia a dia há muitos, muitos e muitos anos, além de pessoas que vi nascer e ascender no mesmo entusiasmo!

Momentos incomparáveis, aventuras inesquecíveis, pessoas incríveis, minutos, horas, dias, meses, anos, voos encantadores no embalo da língua francesa, sempre fizeram parte do meu show

Você gostou desse artigo?

Inscreva-se e receba notícias, dicas, promoções e muito mais!
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+
Comente pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer perguntar algo? Poste aqui!